exardb
MENU
Imagem da área

Agropecuária, Resíduos, Dejetos e Biogás: Oportunidades e Desafios para Geração de Energia

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 16 horas-aula

PERÍODO: 23 de março a 13 de abril /2019

DIAS DA SEMANA: Sábado

HORÁRIO: 9h - 12h35

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$ 177,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 4 parcelas de R$ 159,30

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO: 
Proporcionar aos alunos os fundamentos para identificar as propriedades rurais que possuem potencial para geração de energia térmica ou elétrica por meio de biogás produzido a partir de dejetos da pecuária ou resíduos da agricultura.

A QUEM SE DESTINA:
Interessados em aprender e utilizar os conceitos de geração de energia a partir do biogás originado na agropecuária. Não há restrição de área

METODOLOGIA:
Aulas dinâmicas, apresentação de cases reais  e contato com fabricantes das mais novas tecnologias.

PROGRAMA

1. Fundamentação dos Setores Envolvidos

  • Elétrico
  • Pecuário
    • Bovinocultura
    • Suinocultura
  • Agrícola

2. Biogás

  • Histórico
  • Características físico-químicas
  • Tecnologias de obtenção (fabricantes)
  • Tecnologias de conversão (fabricantes)

3. Aspectos e impactos

  • Ambientas
  • Sociais
  • Econômicos
  • Legais

4. Estudo de Caso

5. Apresentação de instalação de geração de energia elétrica e térmica

DOCENTES

Cristiane Lima Cortez
Engenheira Química pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP em 1990. Mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP em 2002. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Energia - PPGE da USP em 2011. Professora da FAAP desde 1991. Pesquisadora do Centro Nacional de Referência em Biomassa - CENBIO entre 2005 e 2014, na área de geração de energia a partir de resíduos sólidos.

Josilene Ferrer
Mestre em Ciência Ambiental pelo PROCAM/USP. Especialista em mudanças climáticas e políticas públicas na área ambiental. Observadora das Conferências das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas em Mudanças Climáticas desde 2005. Ex Gerente e Especialista de Mudanças Climáticas da CETESB, compôs o Comitê Gestor do Fundo Clima por 3 mandatos. Autora do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Professora dos Cursos de Relações Internacionais e Economia e da Pós Graduação da FAAP. Professora convidada da Pós Graduação em áreas afins em inúmeras instituições, entre elas UNICAMP - Limeira, SENAC, Faculdades Integradas Rio Branco, IEE/USP, UNIUBE, IPOG, FACENS, UNILINS, entre outras.

Sílvia Velázquez
Graduada em Engenharia Química pela Fundação Armando Alvares Penteado, Mestre e Doutora em Energia pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia (PIPGE) da Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado, Professora Adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professora Adjunto da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI), Pesquisadora na área de geração de energia a partir de fontes renováveis: eólica, solar térmica e fotovoltaica, biomassa, biogás e biocombustíveis líquidos.