lvacab
MENU
Imagem da área

Arte e Crítica de Arte no Brasil: obras e textos fundamentais

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 15 horas

PERÍODO: 15 de agosto a 12 de setembro/2018

DIAS DA SEMANA: Quartas-feiras

HORÁRIO: 19h30 – 22h30

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$160,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 4 parcelas de R$144,00

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
Nesse curso, devemos analisar, em diálogo, obras e textos seminais, trazendo, a partir de suas leituras, debates fundamentais para a história da arte brasileira.

A QUEM SE DESTINA:
O curso se destina a professores, estudantes, pesquisadores e público interessado em arte e cultura brasileiras, de modo geral.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas com análise de imagens e trechos de textos críticos.

PROGRAMA

Aula 1: Apresentação do programa de curso e introdução geral à crítica de arte brasileira: principais referenciais no começo do século XX.

Aula 2: “A boba” de Anita Malfatti (1917) e “Paranóia ou Mistificação?” de Monteiro Lobato;

Aula 3: “Mogi das Cruzes”, de Alfredo Volpi (1939) e “Esta Paulista Família”, de Mario de Andrade;

Aula 4: “Unidade tripartida” (1951), de Max Bill e “Oportunidade perdida”, de Lucio Costa;

Aula 5: “Abstrato” de Portinari (1953) e “Dentro e fora da Bienal: evolução ou involução dos ‘mestres’ brasileiros”, de Mario Pedrosa;

DOCENTES

Profa. Patrícia Martins Santos Freitas
Doutora em História da Arte e Cultura, pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pesquisa na Columbia University (EUA), Mestre em Política, Memória e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e Bacharel em História pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas de história da arte e arquitetura modernas, crítica de arte no Brasil, memória, patrimônio e arte pública. Atualmente faz pós-doutorado na Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, onde trabalha sob a supervisão da profa. Dra. Ana Magalhães.