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Arte, Moda e Modernidade

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 21 horas

PERÍODO: 04 de abril a 19 de maio / 2018

DIAS DA SEMANA: Quartas

HORÁRIO: 19h – 22h 

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 5 parcelas de R$193,20
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 5 parcelas de R$173,88

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br      

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO: 
O curso se propõe a explanar as mudanças cruciais na Arte e na Estética a partir da segunda metade do século 19 e demonstrar as várias relações ocorridas também na Moda e no Design, além de permear Cinema, Teatro e Literatura.

Uma pequena História da Arte a partir da Modernidade, relacionada com a Moda e o Design, além de Cinema, Teatro e Literatura;
Um novo olhar sobre a Estética, muito mais relacional e explicativo;
Interdependências e o conceito de Arte Total (Gesamtkunstwerk);
Reconhecimento de movimentos, características estéticas, silhuetas, cores e propostas artísticas.

A QUEM SE DESTINA:
O público-alvo compreende interessados pelo assunto, tanto com formação prévia ou não.

METODOLOGIA:
O curso está formatado em Power Point e seu conteúdo é projetado a cada aula, compondo-se de cerca de 250 imagens em cada módulo. Os alunos receberão uma breve apostila dividida em tópicos para guiá-los durante a explanação, e serão incentivados a fazer anotações, e também questionamentos que se fizerem necessários.

As visitas aos museus constituem-se de importante experimentação prática e efetiva dos tópicos abordados em aula, e da vivencia das análises iconológicas de obras.

PROGRAMA

Aula 1
Metodologia e definição de recorte histórico-geográfico;
A Modernidade – Manet e o surgimento da Arte Moderna;
Realismo e o mundo não-romântico;
A Fotografia e a representação do Real;
Arts and Crafts e o surgimento do Design;
Gesamtkunstwerk, a Arte Total de Wagner;
Haute-Couture e os Grandes Magazines – a autonomia da Moda;
As primeiras relações diretas da Arte com a Moda;

Aula 2
Impressionismo – a primeira Vanguarda Artística;
O Fotograma e o sequenciamento da imagem;
O surgimento do Cinema;
Neo-Impressionismo e Pós-Impressionismo;
Gauguin, Van Gogh e Cézanne – primitivismo, cor e forma;
O contato com o Oriente – japonismos e os Balés Russos.

Aula 3
Fauvismo e a autonomia da cor;
Cubismo – a Arte Analítica;
Bauhaus e o Modernismo;
Chanel e a invenção do estilista;
Orfismo, Futurismo, Suprematismo e o Expressionismo;
A concomitância de movimentos, a aceleração do tempo e da Moda.

Aula 4
Dada e Surrealismo – o absurdo da História e o absurdo na Arte;
Schiaparelli e o Entre-Guerras;
Os Estados Unidos e a mudança de eixo;
O Expressionismo Abstrato;
Pop Art e a crítica social;
Arte Conceitual e a invenção do Minimalismo;
Land Art e a Earthwork;
A Moda e o surgimento de seus sistemas.

Aula 5
Fluxus e o fim do suporte;
A Performance e o Pós-Modernismo;
A Op Art e o Neo-Expressionismo – a volta do cavalete e do figurativo;
O fim dos movimentos artísticos;
Saint-Laurent e a importância da Moda;
A dissociação da Moda e o fim da uniformização;
O futuro da Moda e o futuro da Arte.

Aula 6
Semana de Arte Moderna de 1922 – uma primeira tentativa
Concretistas e arte brasileira
Neo-concretistas – Clark, Oiticica, e outros
A inclusão do Brasil do cenário internacional
As grandes exposições
Arte Contemporânea - Koons, Murakami, Hirst, Beecroft e outros.

Aula 7
Visita guiada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP)

DOCENTES

Lorenzo Merlino
Com mais de 20 anos de experiência no mundo da moda, colaborou para fundar a Semana de Moda e integrou o SPFW, sendo o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, quando Madonna adquiriu um vestido seu. De 2003 a 2008 foi representado em Nova Iorque, pela Opening Ceremony. Maggie Gyllenhall, Kate Winslet, Kirsten Dunst e Hillary Duff já vestiram suas criações. Licenciou seu nome para diversas marcas como Le Postiche, Vizzano, Diadora, Speedo, Gendene, Havaianas, Rainha, Nike, VR Menswear, Riachuelo e Chilli Beans. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino com O Barbeiro de Sevilha, e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil com a ópera Eugene Onegin durante a Temporada 2015 do Theatro Municipal de São Paulo. Professor na FAAP, no MASP, no MAM, na Escola São Paulo, na Casa do Saber, na Unibes Cultural e no SESC. Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestrando em História da Arte pela UNICAMP.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.