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Arte, Moda e Modernidade

Turma Confirmad

Não há vagas disponíveis para este curso.

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 12 horas

PERÍODO: 16 e 23 de junho /2018

DIAS DA SEMANA: Sábados

HORÁRIO: 10h – 18h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$155,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 4 parcelas de R$139,50

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.rp@faap.br      

CAMPUS: Ribeirão Preto

OBJETIVO
O curso se propõe a explanar as mudanças cruciais na Arte e na Estética a partir da segunda metade do século 19 e demonstrar as várias relações ocorridas também na Moda e no Design, além de permear Cinema, Teatro e Literatura.
Uma pequena História da Arte a partir da Modernidade, relacionada com a Moda e o Design, além de Cinema, Teatro e Literatura;
Um novo olhar sobre a Estética, muito mais relacional e explicativo;
Interdependências e o conceito de Arte Total (Gesamtkunstwerk);
Reconhecimento de movimentos, características estéticas, silhuetas, cores e propostas artísticas.

A QUEM SE DESTINA:
O público-alvo compreende interessados pelo assunto, tanto com formação prévia ou não.

METODOLOGIA:
O curso está formatado em Power Point e seu conteúdo é projetado a cada aula, compondo-se de cerca de 300 imagens em cada módulo. Os alunos receberão uma breve apostila dividida em tópicos para guiá-los durante a explanação, e serão incentivados a fazer anotações, e também questionamentos que se fizerem necessários.
As visitas aos museus constituem-se de importante experimentação prática e efetiva dos tópicos abordados em aula, e da vivencia das análises iconológicas de obras.

PROGRAMA

Aula 1
A Modernidade – Manet e o surgimento da Arte Moderna;
Realismo e o mundo não-romântico;
A Fotografia e a representação do Real;
Arts and Crafts e o surgimento do Design;
Haute-Couture e os Grandes Magazines – a autonomia da Moda;
As primeiras relações diretas da Arte com a Moda;

Aula 2
Impressionismo – a primeira Vanguarda Artística;
O Fotograma e o sequenciamento da imagem;
O surgimento do Cinema;
Neo-Impressionismo e Pós-Impressionismo;
Gauguin, Van Gogh e Cézanne – primitivismo, cor e forma;

Aula 3
Fauvismo e a autonomia da cor;
Cubismo – a Arte Analítica;
Bauhaus e o Modernismo;
Chanel e a invenção do estilista;
Orfismo, Futurismo, Suprematismo e o Expressionismo;
A concomitância de movimentos, a aceleração do tempo e da Moda.

Aula 4
Dada e Surrealismo – o absurdo da História e o absurdo na Arte;
Schiaparelli e o Entre-Guerras;
Os Estados Unidos e a mudança de eixo;
O Expressionismo Abstrato;
Pop Art e a crítica social;
Arte Conceitual e a invenção do Minimalismo;
A Moda e o surgimento de seus sistemas.
Fluxus e o fim do suporte;
A Performance e o Pós-Modernismo;
O Neo-Expressionismo e a volta do cavalete e do figurativo;
O fim dos movimentos artísticos;
Saint-Laurent e a importância da Moda;
A dissociação da Moda e o fim da uniformização;
O futuro da Moda e o futuro da Arte.
Arte Contemporânea - Koons, Murakami, Hirst, Beecroft e outros

DOCENTES

Prof.Lorenzo Merlino
Com mais de 20 anos de experiência no mundo da moda, colaborou para fundar a Semana de Moda e integrou o SPFW, sendo o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, quando Madonna adquiriu um vestido seu. De 2003 a 2008 foi representado em Nova Iorque, pela Opening Ceremony. Maggie Gyllenhall, Kate Winslet, Kirsten Dunst e Hillary Duff já vestiram suas criações. Licenciou seu nome para diversas marcas como Le Postiche, Vizzano, Diadora, Speedo, Gendene, Havaianas, Rainha, Nike, VR Menswear, Riachuelo e Chilli Beans. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino com O Barbeiro de Sevilha, e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil com a ópera Eugene Onegin durante a Temporada 2015 do Theatro Municipal de São Paulo. Professor na FAAP, no MASP, no MAM, na Escola São Paulo, na Casa do Saber, na Unibes Cultural e no SESC. Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestrando em História da Arte pela UNICAMP.

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.