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Branding e Reputação de Marcas

SOBRE

CAMPUS: São Paulo

APRESENTAÇÃO DO CURSO: As marcas são hoje o maior ativo das empresas. Sua construção e fortalecimento exigem estratégias de longo prazo que envolvem setores diversos das corporações, conhecimentos interdisciplinares, e um investimento cotidiano no relacionamento com a sociedade.
Com a força de mobilização das redes sociais, as marcas permanecem sempre suscetíveis aos desejos e necessidades de grupos e sujeitos, mesmo daqueles que não são considerados diretamente consumidores da marca. Esse contexto exige que valores e atitudes responsáveis se disseminem entre todos os setores internos, e também entre fornecedores e colaboradores que podem ser associados à marca. Impõe que a comunicação produza conteúdos e experiências relevantes, estabelecendo com o público não apenas uma relação de consumo, mas de identificação cultural e afetiva. Demanda das corporações agilidade e sensibilidade para gerenciar crises, mas constitui igualmente um universo de oportunidades de engajamento e fidelização às marcas, e de propagação voluntária dos valores que nela são reconhecidos.

OBJETIVOS: 

  • Permitir que o profissional interprete estrategicamente as necessidades do público consumidor visando construir marcas fortes;
  • Desenvolver a capacidade de gerenciar portfolio de produtos e serviços de acordo com as oportunidades de mercado e estratégias de negócio;
  • Pensar a marca como ativo, calculando o impacto imediato e retorno financeiro do investimento;
  • Estimular o comportamento ético atrelado ao conceito de sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural;
  • Preparar o profissional para desenvolver e gerir o plano de comunicação de marca considerando o novo ambiente digital que engloba maior interatividade, produção de conteúdos relevantes, construção de uma identidade sensorial e busca constante por maior engajamento;
  • Apresentar metodologias para interpretar a relação entre percepção da marca (reputação) e consumo;
  • Desenvolver a capacidade de gerir de forma proativa a reputação de marca, bem como de responder às situações de crise.

A QUEM SE DESTINA: Profissionais envolvidos em setores de Marketing e Comunicação, ou que atuam em PR, Pesquisa, Eventos, Gestão ou Vendas, que necessitam participar do desenvolvimento de estratégia das marcas, em todos os casos, com pelo menos 5 anos de experiência em seus mercados.

METODOLOGIA: Aulas expositivas, estudos de caso, dinâmicas e exercícios individuais ou em grupo, palestras com profissionais, visitas às empresas de comunicação.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

(Hora-aula de 50 minutos. Carga horária equivalente a 360h)

PREVISÃO DE INÍCIO: março/ 2019

HORÁRIO DAS AULAS: terças e quintas, das 19h10min às 22h45min
Obs.1: palestras e atividades extracurriculares podem ser oferecidas em outros dias da semana, considerando sempre a disponibilidade dos alunos e professores.

Obs.2: com o objetivo de otimizar a duração do curso, até 20% da carga-horária do curso poderá ser ministrada por meio de ferramentas de ensino à distância, sempre com acompanhamento dos professores das respectivas disciplinas.

COORDENAÇÃO: Profa. Andrea Olympio de Mello

VALOR DO INVESTIMENTO:
R$27.500,00
À vista (com 5% de desconto): R$ 26.125,00
12x (sem juros): R$ 2.291,67
18 x R$ 1.698,51
24 x R$ 1.316,17
R$ 500,00 + 36x de R$ 1.104,03 negociadas diretamente com o
R$ 500,00 + 48x de R$ 855,51 negociadas diretamente com o

PROGRAMA

Antropologia do Consumo
Objetivo: Utilizar a base da antropologia para identificar, mapear e compreender as diferenças culturais e sociais que regem a atual sociedade de consumo. Compreender como aplicar os recursos da antropologia para estruturar insights criativos identificando o que é relevante na escolha de um produto ou serviço.

Pesquisa de Mercado
Objetivo: Permitir o conhecimento das novas metodologias de Pesquisa de Mercado (on e off-line) que visam antecipar necessidades e tendências de comportamento. Explorar a criação de comunidades, utilização de deep dive e big data para construção de perfis comportamentais.

Brand Equity
Objetivo: Apresentar principais conceitos relacionados à construção e gestão de marcas tais como identidade, proposta de valor, posicionamento e reputação. Abordar questões referentes à marca corporativa, de produto e de serviço, bem como as principais diferenças entre marca pessoal e marca de produto.

Marcas Humanizadas: do Posicionamento ao Propósito
Objetivo: Discutir a influência das questões emocionais na decisão de compra bem como sua interferência na estratégia de comunicação das marcas. Abordar as diferentes maneiras de conciliar afetividade, racionalidade e espiritualidade, de forma a transformar seus clientes em consumidores e fãs.

Gerenciamento de Portfolio
Objetivo: Introduzir o conceito de gerenciamento de portfolio buscando identificar propostas de valor complementares, estruturadas de forma a otimizar a presença da marca e a garantir posicionamento sólido e rentável. Compreender diferentes estruturas de portfolio de acordo com o mercado em questão e os objetivos de negócio da empresa.

Estratégia de Negócio e Estratégia de Marca
Objetivo: Analisar a relação entre estratégia de marca e estratégia de negócio. Abordar a relação entre cenário econômico e oportunidades de negócio, analisando diferentes rotas estratégicas para construção de um plano de negócios da marca.

Desenvolvimento de Projeto I: fundamentação
Objetivo: Construir as bases para um projeto de pesquisa que concilie ferramentas utilizadas pelo mercado e fundamentação teórica, visando à solução de um problema no campo do branding.

Desenvolvimento de Projeto II: estruturação de ideias
Objetivo: Introduzir as técnicas de estruturação de um projeto, visando à formalização das etapas lógicas para alcançar os objetivos propostos.

Desenvolvimento de projeto III: apresentação
Objetivo: Discutir formas e estratégias de apresentação de uma pesquisa, buscando a coerência da argumentação, articulação de texto e recursos audiovisuais, demonstrando a capacidade de colocar ferramentas e conceitos a serviço de uma proposição estratégica ligada ao mercado.

Marketing Digital
Objetivo: Apresentar as bases teóricas do marketing digital com foco na equalização de conhecimentos sobre o tema. Capacitar o profissional para o planejamento de marketing digital, de forma a garantir a organização de ideias, capacidade de avaliação crítica e implementação de ferramentas e ações nesse campo.

Aspectos Legais da Gestão Marcas
Objetivo: Apresentar a legislação vigente no que tange ao registro de marca e à propriedade intelectual em questões relacionadas a todo o composto do marketing mix: partes físicas do produto, características do serviço oferecido e questões relacionadas à propaganda e ativação de marca.

Métricas: Sistema de Avaliação de Marcas
Objetivo: Preparar o profissional para avaliar e analisar resultados de ações de marketing on-line e off-line, considerando ferramentas, técnicas e sistemas. Desenvolver relatórios de análise de reputação (i.e. Reputation Index) visando acompanhar sua evolução no tempo.

Marketing Sensorial
Objetivo: Apresentar características e pré-requisitos para realização de atividades considerando a economia da experiência. Demonstrar situações onde o marketing sensorial desempenha um papel fundamental para diferenciação das marcas e aumento no nível de engajamento do público-alvo.

Avaliação Financeira da Marca
Objetivo: Compreender a força de marca através da observação dos fatores internos (importância para a empresa e para o público interno) e externo (clientes, consumidores, investidores). Fornecer uma linguagem comum, objetiva e pragmática para entender o desempenho da marca entre os diferentes públicos.

Neuromarketing
Objetivo: Apresentar conceitos-chave na utilização da neurociência aplicada ao marketing que permitem entender aspectos que interferem na decisão de compra, assimilação de mensagens e criação de novos hábitos. Conhecer técnicas de pesquisa que visam mapear as reações inconscientes do público-alvo frente a estímulos de comunicação apresentados. Avaliar como o neuromarketing pode contribuir para a efetividade do plano de inovação e a criação de diferencial competitivo.

Comunicação Integrada
Objetivo: Apresentar os princípios básicos de um plano de comunicação considerando a interação dos meios e os diversos stakeholders. Exercitar a confecção de um plano de comunicação que deverá abranger os diferentes públicos com o objetivo de engajar, neutralizar ou minimizar a resistência a um determinado assunto.

Gerenciamento de Crise
Objetivo: Discutir o tema sob a ótica de Reputação de Marca. Compreender passo a passo como se dá a gestão efetiva de uma crise e seu impacto nos diferentes públicos. Avaliar o impacto financeiro através de cases do mercado.

Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Objetivo: Abordar os princípios éticos que regem o mundo nos negócios nos dias de hoje. Avaliar cases que permitem articular o comportamento de empresas, valores difundidos e repercussão das ações entre clientes, fornecedores e a sociedade em geral. Oferecer uma visão geral sobre o tema visando facilitar a operacionalização de Relatórios de Sustentabilidade em diferentes áreas da empresa, bem como a compreensão de índices do GRI (Global Reporting Initiative) e sua ligação com a reputação da empresa.

Globalização e Consumo Consciente
Objetivo: Abordar características de uma economia globalizada e os desafios na gestão de uma marca de alcance internacional. Discutir critérios para adoção do Consumo Consciente e o papel das empresas na educação do consumidor. Abordar temas como obsolescência programada, fast fashion e seus impactos do ponto de vista individual e coletivo.

DOCENTES

  • Andrea Olympio de Mello (Currículo Lattes)
  • Maria Inez Murad (Currículo Linkedin)
  • Silvio Sato  (Currículo Lattes)        
  • Tatiana Amendola Sanches  (Currículo Lattes)     
  • Vivian Blaso (Currículo Lattes)

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

Análise de Currículo, Carta de Interesse e, se necessário, entrevista com o candidato. A Carta de Interesse deve informar: a) O que mais interessa ao candidato na proposta ou no programa do curso escolhido; b) Que experiência ou relação o candidato já possui com o mercado ou com a área do curso; c) Disponibilidade para realização de uma Pós-Graduação, considerando duração do curso e dias das aulas.