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Business Process Managent e Modelagem de Processos

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 40 horas-aula

PERÍODO: 16 de fevereiro a 04 de maio/ 2019
Obs: não haverá aula nos dias 02/03 e 02/04

DIAS DA SEMANA: Sábados

HORÁRIO: 9h - 12h35

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$287,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$258,30

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br     

CAMPUS: São Paulo - Sede

OBJETIVO: Ao final do curso, os participantes saberão como:

  1. Planejar, executar e gerir projetos de transformação organizacional orientada por processos de negócio (BPM);
  2. Utilizar técnicas de mapeamento e modelagem de processos usando as notações BPMN (Business Process Model and Notation) e EPC (Event-driven process chain);
  3. Desenvolver projetos de:
    1. Gestão por processos (BPM);
    2. Desenvolvimento/implantação de software/ERP;
    3. Governança corporativa;
    4. Governança de TI;
    5. Gestão de Riscos;
    6. Gestão por competências;
    7. Gestão de custos (Project ABC);
    8. Normatização;
  4. Identificar, analisar e classificar Riscos de negócio
  5. Determinar Indicadores de Desempenho (KPIs) e suas métricas
  6. Automatizar processos através de Workflow

A QUEM SE DESTINA: Gerentes e Analistas de qualquer área de negócio de qualquer tipo de empresa (áreas operacional, contábil, fiscal, financeiro, recursos humanos, compras , vendas, logística, etc.)
Estudantes de Engenharia de Produção, Administração, Economia, Ciências da Computação, Marketing, Contabilidade, Finanças e Recursos Humanos.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada será a Business Process Management que é um modelo de gestão cujo foco é o entendimento e a melhoria dos processos de negócio ou organizacionais. Também serão utilizadas noções sobre as metodologias COBIT e ITIL.

COBIT:  Control Objectives for Information and related Technology é um guia para a gestão de TI, formulado em framework e recomendado pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Foundation). O CobiT é um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI, voltado para redução de risco, enfoca integridade, confiabilidade e segurança. Resumindo, o CobiT nada mais é do que um conjunto de ferramentas para a excelência em TI.
ITIL: Information Technology Infrastructure Library  é um conjunto de boas práticas em infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI para as áreas operacional e tática da empresa. O modelo desta biblioteca, totalmente flexível e adaptável ao negócio e estratégia de TI, busca promover uma gestão direcionada à entrega eficiente dos serviços ao cliente.

PROGRAMA

Conceito sobre Gestão de Processos de Negócio – BPM

  • O que é processo de negócio?
  • O que é gestão de Processos de Negócio?
  • Ciclo de vida BPM.
  • O que é orientação vertical e horizontal?
  • Diferenças entre orientação funcional e orientação por processos.
  • Como o cliente enxerga a organização?
  • Conceito de Cadeia de valor Agregado.
  • Hierarquia de processos.
  • Tipos de notações para modelagem de processos.
  • Priorização de processos.
  • Benefícios de BPM.

Modelo de Maturidade de Processos de Negócio

  • O que é BPMM?
  • Evolução da maturidade.
  • Níveis de Maturidade e suas características.
  • Como implementar cada nível de maturidade.

Enterprise Architecture (Zachman e Togaf Framework)

  • Conceito de EA.
  • Estrutura metodológica de EA.
  • Questões chave para a arquitetura corporativa.
  • Camadas da arquitetura.
  • Objetivos estratégicos da arquitetura.
  • Alinhamento de TI ao negócio.
  • Metamodelo.
  • EA framework.

Transformação de processos de negócio

  • Entender a situação atual (As Is).
  • Identificar problemas.
  • Determinar as atividades críticas do negócio.
  • Entender a definição estratégica da organização.
  • Desenhar a situação atual dos processos (As Is).
  • Analisar problemas e oportunidades de melhoria.
  • Definir as remissas para o redesenho.
  • Desenhar a situação futura dos processos (To Be).
  • Definir métricas de processos.
  • Implementar as melhorias identificadas.
  • Acompanhar o processo melhorado (Operação assistida).
  • Monitorar e controlar processos.
  • Reduzir custos operacionais.
  • Aumentar a qualidade dos controles internos.
  • Utilizar melhores práticas de Modelagem.
  • Utilizar diferentes níveis de abstração na modelagem de processos.

Prática de modelagem de processos (Exercícios)

  • Simulação de sessão JAD (Técnica desenvolvida pela IBM para levantamento de informações).
  • Transcrição de Processos.
  • Modelagem de cadeia de valor.
  • Modelagem de processos utilizando a notação EPC – ARIS.
  • Modelagem de processos utilizando a notação BPMN.
  • Comparação EPC X BPMN.
  • Escolhendo processos para automatizar.
  • Introdução para automação de processos.

Automação de Processos (Workflow)

  • Conceitos e definições.
  • Orientação a objeto.
  • Tipos de workflows.
  • Benefícios da aplicação de workflows.
  • Configuração do workflow.
  • Realização de testes de aderência.
  • Implantação.

Escritório de Processos

  • Modelo de Governança de Processos.
  • Estrutura Funcional de governança de Processos.
  • Atribuições do Escritório de Processos.
  • O Escritório de Processos como centro de excelência operacional e estratégica.
  • Projetos do Escritório de Processos.
  • Interfaces entre o Escritório de Processos, Diretorias e Áreas Funcionais.

DOCENTES

Marcelo Celebroni
•Especialista em Projetos, BPM, BPO, ARIS, Blueprint, Escritório de Processos, Planejamento Estratégico, Governança, Riscos  e Conformidade, redução de custos e melhoria contínua, excelência operacional, controles internos, gestão por competências, BSC e KPIs.
•Bacharel em Administração de Empresas com formação específica em gestão de projetos pela Faculdade de informática e Administração Paulista –FIAP.
•31 anos de carreira profissional sendo 21 anos dedicados a projetos em grandes empresas, tais como América Móvil (CLARO, NET e EMBRATEL), CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Usina Guarany, ACHÉ, Sonda IT, Grupo Libra ,Gol Linhas Aéreas, CEEE –Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul, Dadalto, Mangels, SHV–Supergasbras, Whirlpool, Schain, Sem Parar/Via Fácil, Ministério do Planejamento, Siemens, Actua (Grupo CCR),Porto Seguro CIA de Seguros Gerais, Oxiteno, Bunge, Bradesco e Telefônica.
•13 anos de experiência em cursos extra-curriculares, treinamentos e capacitações para formação de gestores de processos.