cectamc
MENU
Imagem da área

Capacitação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores

Turma Confirmad

Não há vagas disponíveis para este curso.

SOBRE

* Curso autorizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em conformidade com a Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça e sua alteração pela Emenda nº 01/2013.
** Conforme a Lei 13.140/15 – Lei da Mediação, o aluno que concluir e for aprovado no curso de Capacitação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores receberá o certificado da FAAP, porém, só poderá registrá-lo no NUPEMEC do TJ/SP se comprovar que possui diploma de curso superior há pelo menos 2 anos.

Carga Horária: 
124 horas-aula (64 de aulas presenciais + 60 de prática supervisionada)

Período:
Em breve

Dias da Semana:
Em breve

Horário:
Em breve

Investimento Total:
Em breve

Forma de Pagamento: 
Em breve

Campus:
São Paulo

Objetivo
Propiciar aos alunos uma compreensão sólida e abrangente dos mecanismos de resolução de disputas e de solução adequada dos conflitos de interesse, diante de nova realidade trazida pelas atuais normas legais que fomentam a solução consensual dos conflitos.

A quem se destina
Interessados na resolução de conflitos, com atuação judicial e extrajudicial. Profissionais do direito e de outras áreas. Advogados, bacharéis em direito, conciliadores, mediadores e serventuários da justiça. Membros do Ministério Público e Magistratura. Sendo que para a atuação na Mediação Judicial há a necessidade do preenchimento dos requisitos legais, atualmente, graduação há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Metodologia
Aulas expositivas, dinâmicas, discussões, debates, trocas de experiências, compartilhamento de casos com aplicação prática, simulações de casos práticos, atividades de interação entre alunos e entre grupos de alunos, prática supervisionada.

Coordenação dos cursos de extensão e Pós-graduação em Direito
Prof. Me. Mário Luiz Sarrubbo (currículo Lattes)

PROGRAMA

I – Métodos Autocompositivos de Resolução de Disputas
- Política Pública de Tratamento Adequado dos Conflitos.
- Administração e Resolução dos conflitos.
- Qualidade e Justiça em Mediação. Cultura da Paz. CEJUSC – Pacificação e Cidadania.
- Teoria dos Jogos. Conflito, adequação e relações sociais.

II – Comunicação e Negociação – Pilares Fundamentais da Autocomposição
- Introdução e Ferramentas e Gestão da Comunicação.
- Introdução e Fundamentos da Negociação.
- Ferramentas e Técnicas de Negociação.
- Introdução. Legislação e Princípios da Mediação e Conciliação.

III – Mediação e Conciliação (Parte I)
- O Processo da Mediação. Organização e Planejamento. Provocação de mudanças.
- Ferramentas, abordagens e técnicas autocompositivas I.
- Ferramentas, abordagens e técnicas autocompositivas II.
- Ferramentas, abordagens e técnicas autocompositivas III e Superação de desafios na mediação.

IV – Mediação e Conciliação (Parte II)
- Conclusão da Mediação e Conciliação. Questões éticas na mediação e conciliação.
- Redação de termos em Mediação e Conciliação e peculiaridades poderosas.
- Advocacia na Mediação e Conciliação. Novos horizontes e Áreas de utilização da Mediação (Familiar. Empresarial. Cível. Consumidor. Contratos. Imobiliário. Outras áreas.)
- O Profissional da autocomposição. Qualidade e Estágio Supervisionado.

IV – MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO - PRÁTICA SUPERVISIONADA – RESOLUÇÃO nº 125/2010 CNJ
(no mínimo 60h)
- Além das aulas presenciais haverá prática supervisionada como determinado pela Resolução 125/10 CNJ.

DOCENTES

Prof. José Roberto Neves Amorim
Diretor e Professor Titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da FAAP; Doutor e Mestre em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito da PUC/SP; Advogado; Desembargador aposentando do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ (2011-2013); Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – NUPEMEC (2013-2016); Autor de diversas obras Jurídicas.

Prof. Guilherme Bertipaglia Leite da Silva  
Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá; Graduado em Direito pelo Centro Universitário Moura Lacerda; Advogado; Supervisor em Mediação e em Conciliação pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ; Mediador; Formador de Instrutores e Instrutor em Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça - CNJ; Mediador e Conciliador no Tribunal de Justiça de São Paulo (desde março/2013 até a presente data sem interrupções). Conciliador no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (desde fev/2014 até a presente data sem interrupções). Negociador; Consultor; Palestrante; Coordenador do Curso "Mediação no Novo CPC" da Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus; Docência – graduação e pós-graduação na Faculdade de Direito da FAAP, Escola Paulista de Magistratura e na Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus.

* professores convidados

** A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente sem prévio aviso ou anuência dos alunos durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.