MENU
Imagem da área

Caravaggio: entre Maneirismo e Barroco

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 20 horas

PERÍODO: 03 de abril a 15 de maio / 2018

DIAS DA SEMANA: Terças

HORÁRIO: 19h30 – 21h30 

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 5 parcelas de R$162,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 5 parcelas de R$145,80

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO: 
Fornecer aos alunos um conhecimento envolvente acerca da vida e obra de um dos maiores artistas da história da arte: Caravaggio.

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes universitários, público adulto apaixonado pela arte renascentista e barroca.

METODOLOGIA:
Estudo analítico e comparativo das obras mais importantes de Caravaggio e dos artistas contemporâneos a ele.

PROGRAMA

O curso pretende analisar um dos mais famosos pintores de toda história da arte italiana, Michelangelo Merisi, mais conhecido com o nome de Caravaggio, artista que influenciou radicalmente a forma de pensar e realizar a pintura.

Considerado pelo detalhado realismo de suas obras, o inventor da imagem fotográfica moderna, seu trabalho quebra as regras do classicismo, reinterpreta o Renascimento e é precursor do Barroco.

Durante o curso conversaremos sobre sua origem, a carreira e os mistérios da vida do Caravaggio. Gênio com uma vida perturbada, uma pintura cujo novo caminho da luz ganha textura material, o tempo é anulado e as figuras que afloram do escuro, tornam-se parte do espaço metafísico e espiritual no qual estão inseridas.

Além da análise de algumas obras, relacionaremos sua estética a de outros grandes pintores como: Michelangelo, Velásquez, Rubens, El Greco, Parmigianino, Rosso Fiorentino, Pontormo, Vermeer e Rembrandt.

DOCENTES

Simone Floridia
Doutor em conservação de bens culturais ateneu de Udine, mestre pela universidade católica de Milão, ministra aulas no Masp e consulado italiano de SP.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.