exca
MENU
Imagem da área

Certificações Ambientais: AQUA-HQE e LEED

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 24 horas-aula

PERÍODO: 19 de março a 23 de abril/ 2019

DIAS DA SEMANA: Terças

HORÁRIO: 19h10 - 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 5 parcelas de R$208,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 5 parcelas de R$187,20

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br     

CAMPUS: São Paulo - Sede

OBJETIVO: Desenvolver as competências e habilidades por meio da apresentação de conceitos, normas e regulamentos, metodologias, processos de certificação e tecnologias, visando ao desenvolvimento sócio-técnico-ambiental da produção de empreendimentos; permitindo aos participantes a busca de soluções que conduzam à obtenção de melhores resultados em relação ao conforto, saúde, eficiência energética e do uso da água tanto na fase de construção como na fase de operação e uso de empreendimentos imobiliários, por meio das Certificações Ambientais LEED e AQUA-HQE.

A QUEM SE DESTINA:  Profissionais das áreas de projetos e construções tais como: arquitetos e urbanistas, designers de interiores, construtores, engenheiros, tecnólogos, técnicos em edificações, assim como estudantes de engenharia, arquitetura e áreas afins.

METODOLOGIA: Aulas expositivas com apoio de multimeios (slides e internet) e dialogadas. Trabalhos em grupos em sala de aula. Apresentação de estudos de caso. Participação nos debates promovidos pelas palestras. Leitura da Bibliografia Recomendada.

PROGRAMA

Apresentação de conceitos sobre Desenvolvimento Sustentável, Vida útil, Gestão do Processo de Projeto e Benefícios adquiridos por meio do processo de Certificação Ambiental.
Os processos de Certificação Ambiental
Gestão do processo de projeto; Escopos de projeto. Escopos de projetos sustentáveis. Integração ao projeto das visões de diferentes agentes do processo de produção, por meio da formação de equipes multidisciplinares. Exemplos de gestão ambiental de empreendimentos.
O Sistema de Gestão do Empreendimento.
A Qualidade Intrínseca Ambiental do Empreendimento
O processo de Certificação Ambiental para Bairros e Loteamentos
Práticas Urbanas e de Edifícios Sustentáveis:
1.Patrimônio Material e Imaterial; 2. Biodiversidade; 3. Mobilidade e Acessibilidade com Baixo Impacto Ambiental; 4. Gestão da Energia; 5. Gestão da Água; 6. Gestão dos Resíduos; 7. Seleção de Materiais e Processos Construtivos; 8. Qualidade dos Espaços Urbanos; 9. Coesão Social ;10. Edifícios Sustentáveis.

DOCENTES

Ana Lúcia Rocha de Souza Melhado
Engenheira Civil, Doutora em Tecnologia e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pós doutora em Gestão Ambiental de Bairros Sustentáveis pela ISO 14001 e pelo processo de certificação HQE®, realizado em Paris, com supervisão da empresa de gerenciamento urbano SEMAPA e do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP. Auditora Líder ISO 9001 e do Processo de Certificação AQUA-HQE pela Fundação Vanzolini. Autora de livros técnicos relacionados à Gestão do Processo de Projeto e sua integração com a produção. Membro do Conselho Deliberativo do GBC Brasil Casa e Condomínio, do Grupo do Pacto Global do CRASP e do Grupo Conecticidade da Escola Politécnica da USP. Vice-presidente de Construção Sustentável no Instituto Smart City Business. Professora Titular do Curso de Engenharia Civil da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Diretora da proActive Consultoria.