excplr
MENU
Imagem da área

Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 16 horas

PERÍODO: 04 a 13 de junho/2019

DIAS DA SEMANA: Terça e quinta

HORÁRIO: 19h10 - 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$ 149,50
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 4 parcelas de R$ 134,55

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.rp@faap.br                   

CAMPUS: Ribeirão Preto

OBJETIVO: 
Este curso tem como objetivo capacitar profissionais da contabilidade aos novos regramentos aplicáveis a contabilidade governamental em especial ao Plano de Contas e na elaboração e análise das demonstrações contábeis aplicadas ao Setor Público além de proporcionar aos participantes uma visão teórica e prática da Lei Complementar nº 101/2000, em que se possa: analisar os conceitos estabelecidos no referido diploma legal, relativos à responsabilidade na gestão fiscal e desenvolver avaliação crítica a respeito dos conceitos estudados na lei.

A QUEM SE DESTINA:
Profissionais que atuam na área de Administração e Gestão Pública; Administradores; Economistas; Contabilistas e todo aquele que milita nas áreas afins e de Gestão. Profissionais em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos.

METODOLOGIA:
Curso presencial com exposição dialogada e apresentação de exemplos práticos.

PROGRAMA

1. Conceitual, Plano de Contas e Demonstrações Contábeis:
Panorama da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Estrutura Conceitual Básica Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público 

2. Receita e Despesa Pública
Conceito Classificação Estágios Escrituração Contábil Análise da Receita e da despesa 

3. Planejamento, Orçamento e Controle:
Planejamento e Orçamento no Setor Público Brasileiro: PPA, LDO e LOA Indicadores, Metas e Avaliação Aspectos Contábeis relativos ao Planejamento e Orçamento Públicos Controle Interno, Externo e Social. 

4. Lei de Responsabilidade Fiscal Noções de Direito Público.
Dos Princípios Constitucionais Administrativos. Da Administração Pública. Da Lei de Responsabilidade Fiscal. Do Controle da Administração Pública. Do Tribunal de contas

DOCENTES

Rogério Antônio da Silva (módulos 1 e 2)
Contador da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, onde já ocupou os cargos de diretor da Contadoria Geral, Auditor Interno e responsável pela Divisão de Contabilidade no município. Foi também diretor financeiro do SASSOM (autarquia de saúde dos municipiários) e membro do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Municipal. Leciona as disciplinas de Contabilidade Pública e Contabilidade das Entidades do Terceiro Setor no curso de Ciências Contábeis da Estácio UNISEB. Possui especializações em Finanças pela FGV, Gerente de Cidades pela FAAP e Ensino a Distância pela UNISEB. É Mestre em Educação com pesquisa na área do ensino da Contabilidade Pública.

Fabrício Neves (módulos 3 e 4)
Contador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEARP-USP. Mestre em Administração. Especialista em Planejamento Tributário e em Gestão e Contabilidade Pública. Instrutor da ENAP e ESAF. Membro da Academia Baiana de Ciências Contábeis. Professor Universitário. Membro do Grupo de Pesquisa Public Sector Accounting & Governance in Brazil.