lvcc
MENU
Imagem da área

Corpo-câmera: investigações práticas acerca da câmera como extensão do corpo

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 18 horas

PERÍODO: 04 de abril a 09 de maio /2018

DIAS DA SEMANA: Quartas

HORÁRIO: 14h30 – 17h30

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 5 parcelas de R$162,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 5 parcelas de R$145,80

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br      

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO: 
O objetivo do curso é deixar o corpo mais disponível para a movimentação com a câmera, assim como mais consciente de seus movimentos com relação a imagem criada a partir deles.

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes de audiovisual, estudantes das artes visuais e performativas, interessados em geral.

METODOLOGIA:
O curso se utilizará de abordagem prática e teórica. As aulas serão compostas de uma parte prática inicial de sensibilização corporal e propostas que disponibilizem e flexibilizem o corpo para o movimento a partir da Técnica Klauss Vianna, técnica brasileira de dança e educação somática. Em seguida os alunos irão investigar de forma coletiva gravações fora da sala, gerando pequenos vídeos de possíveis acontecimentos, transeuntes nas ruas, ou de propostas corporais dos próprios colegas.
Haverá também compartilhamento de referências e assistiremos nossa produção dentro do curso gerando conversas a respeito de nossa prática.

PRÉ-REQUISITO:
Possuir uma câmera ou celular com dispositivo de câmera

PROGRAMA

  • Percepção e escuta corporal
  • Mudança de níveis no espaço
  • Percepção e relação com peso (peso do corpo/peso da câmera)
  • Pesquisa do movimento do corpo em relação ao movimento da imagem
  • Estudo de composição no enquadramento de câmera
  • Saídas para gravação de pequenos vídeos
  • Compartilhamento de referências

DOCENTES

Olívia Niculitcheff
Olívia Niculitcheff é formada atriz pelo Teatro Escola Macunaíma, cineasta pela FAAP e atualmente cursa o último semestre da Especialização em Técnica Klauss Vianna na PUC-SP, técnica brasileira de dança e educação somática. Faz parte do Coletivo Teatro Dodecafônico desde 2015, onde atua como performer e videomaker em práticas de deriva nas ruas de São Paulo. Realizou o curso de Introdução ao Método do Ator no Centro de Pesquisa Teatral do
Sesc, coordenado por Antunes Filho. Fez assistência de direção em diversos curtas universitários, tendo dirigido e roteirizado o curta-metragem de videodança Caixa Branca e trabalhou no Stúdio Fátima Toledo como assistente de direção em um curta e um longametragem. Realizou assistência de direção e videoprojeção na peça multimídia Rózà, assistência de direção e edição de vídeo na instalação e performance Museu Encantador e câmera ao vivo na peça Cidade Vodu. Atualmente desenvolve a criação de seu solo de dança
“Anatomia errante”, dança em seu projeto autoral de videodança “Isadora dança em mim”, e ministra a aula de Dança e Movimento na SUB Galeria.

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.