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UX User Experience: Mapeando Experiências com a Jornada do Consumidor

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 18 horas

PERÍODO: 08 de outubro a 19 de novembro/2018

DIAS DA SEMANA: Segundas

HORÁRIO: 19h - 22h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo:  4 parcelas de R$ 154,75
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 4 parcelas R$ 139,28

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sjc@faap.br 

CAMPUS: São Jose dos Campos

OBJETIVO:
Apresentar um método prático para mapear o passo a passo do consumidor ao comprar ou consumir um produto ou serviço e a partir dele criar experiências memoráveis para eles.
Durante a oficina, o aluno aprenderá como identificar as necessidades não atendidas dos clientes e as oportunidades para o negócio por meio de um problema que simula uma situação real de uma empresa. O conteúdo do curso inclui ferramentas para levantar requisitos com empatia e mapear a jornada do usuário, de modo a criar serviços e experiências que as pessoas gostem de usar.

A QUEM SE DESTINA:
Profissionais, empreendedores, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento interessados em compreender melhor os seus clientes/usuários e técnicas para proporcionar uma melhor experiência para eles.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, exercícios práticos e trocas de experiência entre os participantes.

PROGRAMA

1ª aula - Introdução ao método
O objetivo da primeira aula é fazer uma breve apresentação do método e ao conceito de experiência do usuário. Nessa aula também será apresentado o tema do trabalho a ser desenvolvido ao longo do curso.

2ª aula – Criação das personas
Na segunda aula, os alunos aprenderão ferramentas de empatia e como criar as personas relevantes para o tema abordado em sala de aula.

3ª aula - Jobs to be done
Na terceira aula, aprenderão o conceito de Job to be done ou tarefa a ser realizada, que será aplicado na construção de casos com as personas definidas na aula anterior.

4ª aula – Criação da Jornada atual
Na quarta aula é hora criar o mapa da jornada do usuário (persona) com base nos casos definidos anteriormente. Devem ser listados nesse mapa todas as atividades realizadas, pontos de contato, emoções e oportunidades de melhoria do produto ou serviço.

5ª aula - Criação da Jornada futura
Na quinta aula, os alunos analisarão os resultados da jornada atual do usuário e discutirão ideias e soluções de como entregar uma experiência mais positiva. Por fim, será criado um novo mapa de jornada do usuário considerando a experiência futura, já englobando melhorias no produto e serviço.

6ª aula - Validação da jornada
Na última aula, cada grupo apresentará sua proposta de melhoria da experiência para potenciais usuários e avaliará o que deu certo e errado ao observar como eles reagem a sua solução. Por fim, serão apresentadas melhores práticas para aplicação do método e os grupos discutirão os resultados da oficina.

DOCENTES

Profa. Flavia Renata Dantas Alves Silva Ciaccia
Doutorado em Engenharia de Produção pela USP, pós-graduação em Gestão da Inovação Tecnológica para a Competitividade pela FIA, mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica e Mecânica no ITA e graduação em Engenharia Mecatrônica pela USP.
Atualmente trabalha com gestão de projetos de inovação e user experience na Embraer S.A. e como consultora de inovação para negócios e projetos sociais. Possui experiência em gestão de projetos e capacitação, atuando principalmente com experiência do usuário, inovação, mudança de cultura, ergonomia de produto e design universal.