lvmpf
MENU
Imagem da área

Moda praia e fitness: planejamento de coleção

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 36 horas

PERÍODO: 1º semestre de 2020

DIAS DA SEMANA: a definir

HORÁRIO: a definir

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br     

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
- Conhecer ferramentas práticas e teóricas para o desenvolvimento de uma coleção de moda praia e fitness compatível com as necessidades do mercado
- Conhecer e se apropriar cronologicamente das mudanças do traje de banho para aplicar na criação de seu produto;
-Reconhecer e diferenciar a tecnologia têxtil aplicada à moda praia e fitness para escolha e desenvolvimento de seu produto;
- Desenvolver e aplicar o processo criativo autoral a partir de fontes e dados do mercado sobre moda praia e fitness;
- Planejar e organizar o desenvolvimento de uma coleção de moda praia e fitness.

CURSO INDICADO PARA:
Profissionais da área de Design de Moda, estilistas, comerciantes, empresários/as, empreendedores/as e estudantes da área de Moda e Design com interesse em desenvolvimento prático de coleção de moda praia e fitness.

DINÂMICA DO CURSO:
- Aulas expositivas com apresentação de recursos audiovisuais
- Aulas práticas em sala com auxílio de material de apoio (mostruário de tecelagens e empresas de aviamentos)
- Aula prática em sala com catálogos e revistas de moda para pesquisa
- Aula prática em laboratório de informática

PROGRAMA

História dos trajes de banho e da vida à beira-mar
Tendências, mercado e produto para pensar uma coleção.
Como criar uma linha moda praia?
Pensar, projetar e desenhar uma coleção moda praia.
Desenvolvimento e modelagem para coleção de moda praia.
Tecnologia, estamparia e ornamentos da moda fitness.
Criação e bases de modelagem para coleção moda fitness.
Desenvolvimento e modelagem da coleção moda fitness.
Apresentação da coleção e portfólio.

DOCENTES

Joana Carolina Schossler
Doutora em História pela Unicamp, com formação complementar em administração e proteção do patrimônio pelo Institut National du Patrimoine (INP/Paris). Atualmente é pós-doc na UNICAMP, onde pesquisa com financiamento da FAPESP as tipologias de casas de veraneio. Suas pesquisas também dedicam-se a prática cultural do veraneio no século XIX e XX, com ênfase em sociabilidades e lazeres, imagens, vestimenta, paisagens, urbanismo e patrimônio. Em 2015 foi assessora de pesquisa para a exposição “Tous à la plage” (CITÈ/PARIS). É autora do livro História do veraneio no Rio Grande do Sul (Paco Editorial, 2013) e artigos relacionados as práticas culturais à beira-mar. Em 2010, sua pesquisa sobre os banhos de mar terapêuticos no Rio Grande do Sul, recebeu o prêmio Rubens Maciel de História da Medicina, oferecido pela AMRIGS.

Ana Tassi
Mestre em Têxtil e Moda pela EACH/USP, especialista em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac e graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Atua como docente na área de criação/planejamento e desenvolvimento de coleção há sete anos em cursos de graduação em instituições como Senac, Anhanguera e pós graduação no IPOG. Na área profissional possui experiência como designer há quinze anos atuando com criação e desenvolvimento de coleção nas linhas: feminina, moda praia e fitness passando por grandes empresas do varejo como Marisa e Riachuelo.

Marina Rissinger Pedron
Especialista em Direção de Criação pelo Instituto Orbitato e graduada em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ministra cursos na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), no curso de Corte e Costura Módulo I e Módulo II. Na área profissional possui experiência como designer há doze anos atuando com modelagem e criação de produto de moda. Foi modelista Master na empresa Rola Moça, que atua no mercado de moda fitness. Atualmente é gestora do seu atelier que tem o foco em Vestidos de Festa e também desenvolve coleções para o público Plus Size.