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Moda Praia e Fitness: Planejamento de Coleção

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 36 horas

PERÍODO: 15 de setembro a 01 de dezembro / 2018

DIAS DA SEMANA: Sábados

HORÁRIO: 9h – 13h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$236,67
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$213,00

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
Objetivo geral: o curso busca oferecer ferramentas práticas e teóricas para que o/a aluno/a adquira repertório para o desenvolvimento de uma coleção de moda praia e fitness compatível com as necessidades do mercado.

Objetivos específicos:
- Abordar cronologicamente as mudanças no traje de banho
- Apresentar fontes de pesquisa e dados do mercado sobre moda praia
- Tecnologia têxtil aplicada à moda praia
- Incentivar o desenvolvimento de processo criativo autoral
- Qualificar o aluno para o planejamento e desenvolvimento de uma coleção de moda praia e fitness

A QUEM SE DESTINA:
Profissionais da área de Design de Moda, estilistas, comerciantes, empresários/as, empreendedores/as e estudantes da área de Moda e Design com interesse em desenvolvimento prático de coleção de moda praia e fitness.

METODOLOGIA:
- Aulas expositivas com apresentação de recursos audiovisuais
- Aulas práticas em sala com auxílio de material de apoio (mostruário de tecelagens e empresas de aviamentos)
- Aula prática em sala com catálogos e revistas de moda para pesquisa
- Aula prática em laboratório de informática

PROGRAMA

Aula 1
- Abordar o espaço marítimo e suas mudanças: a paisagem, a praia como um espaço contemplativo para um espaço de lazer;
- Analisar cronologicamente as roupas de banho ao longo da história, a partir de um panorama a partir do final do século XIX (quando se usavam roupas de lã pesadas para proteger e esconder o corpo) até o século XX, quando surgiu o biquíni de duas peças;
- Conhecer como a moda praia potencializou novas tendências e criou outras formas de vestir nesses espaços: roupas pós-banho, roupa para praia e moda esportiva;
- Explorar os materiais utilizados na fabricação da roupa de banho ao longo do tempo, as silhuetas e modelagens, além dos aspectos relacionados ao corpo e ao espaço marítimo;

Aula 2
Fontes de pesquisa moda praia e fitness:
Potencial nacional;
Atemporalidade x tendências;
Bem-estar x fast fashion (perfil consumidor);               
Dados do mercado:
diferenças entre magazines e marcas;
nacional x exportação;
Coleções:
Diferenças geográficas;
Diferenças climáticas;
Calendário Moda e sua aplicabilidade (coleções específicas);
Marcas:
nacionais x internacionais;
Tecelagens: Apresentação do material usado e das principais bases têxteis.
*O material utilizado será explorado através de dados reais apresentados pela ABIT no setor, juntamente com material gráfico das tecelagens, cases e imagens referentes aos subtemas.

Aula 3
O desenvolvimento da aula será focado no material físico, exemplificando cada subtema com intenção de auxiliar o aluno a construir o conhecimento têxtil e aplicá-lo no desenvolvimento do produto posteriormente.
Tecnologia têxtil:
Bases para fitness e molhado (praia): poliamida/poliéster/elastano;
Bases tecnológicas e seco (praia): algodão/viscose/poliéster;
Tipos de tramas;
Acabamentos (costuras e tecnologias aplicadas);
Técnicas de Estamparia:
Cilindro; Localizado; Sublimação; Digital;
Diferenciais competitivos para o mercado:
Modelagens x matéria prima e nacional x importação;
Feiras: Nacionais e Internacionais.

Aula 4
A aula promoverá o conhecimento da prática do desenvolvimento do produto: como será desenvolvido, como será produzido, onde será comercializado e como será comercializado. Exercícios práticos através de desenhos e recortes auxiliarão na execução dos exercícios.
Calendário e cronograma:
como criar um calendário: verão x necessidades geográficas x outras estações;
Atacado e Varejo:
Antecipações e projeções x calendário;
Importação e Exportação
Canais de desenvolvimento - importação: China e Índia;
Canas de exportação: diferenciações para cada perfil de consumidor;
Canais de comercialização:
varejo/atacado – marcas / magazines – e-commerce;
Planejamento de coleção
Mix de produtos;
Esqueleto coleção – famílias, molhados x secos (praia), tops x bottoms (ginástica).

Aula 5
- Processo criativo
- Desenvolvimento de cartela de cores e estampas
- Escolha de materiais.

Aula 6
- Finalização da cartela de cores e estampas
- Definição dos materiais.

Aula 7
Cruzamento de linhas:
Fitness e Praia: desenvolvimento das duas linhas na mesma área;
Escolha de uma das duas linhas e/ou elaboração do desenvolvimento das duas.
Obs.: A proposta da aula é montar “coordenados”: top + bottom + saída (praia) e top + bottom + inteiro (fitness), definir números de peças.

Aula 8
Criação dos painéis com a proposta da coleção;
Obs.: Os painéis poderão ser construídos através de colagens virtuais ou manuais.

Aula 9
Apresentação da Coleção
Encerramento com as duas professoras para discussão de portfólio

DOCENTES

Ana Tassi
Mestre em Têxtil e Moda pela EACH/USP, especialista em  Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac e graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Atua como docente na área de criação/planejamento e desenvolvimento de coleção há sete anos em cursos de graduação em instituições como Senac, Anhanguera e pós graduação no IPOG. Na área profissional possui experiência como designer há quinze anos atuando com criação e desenvolvimento de coleção nas linhas: feminina, moda praia e fitness passando por grandes empresas do varejo como Marisa e Riachuelo.

Joana Carolina Schossler
Doutora em História pela Unicamp com formação complementar em administração e proteção do patrimônio pelo Institut National du Patrimoine (INP/Paris). Atualmente é pós-doc na UNICAMP, onde pesquisa com financiamento da FAPESP as tipologias de casas de veraneio no Rio Grande do Sul. Suas pesquisas também dedicam-se a prática cultural do veraneio no século XIX e XX, com ênfase em sociabilidades e lazeres, imagens, vestimenta, paisagens, urbanismo e patrimônio. Em 2015 foi assessora de pesquisa para a exposição “Tous à la plage” (CITÈ/PARIS). É autora do livro História do veraneio no Rio Grande do Sul (Paco Editorial, 2013) e artigos relacionados as práticas culturais à beira-mar. Em 2010 sua pesquisa sobre os banhos de mar terapêuticos no Rio Grande do Sul recebeu o prêmio Rubens Maciel de História da Medicina, oferecido pela AMRIGS.

Profa. Maíra Zimmermann
Doutora em História pela Unicamp, realizou estágio de doutoramento na London College of Fashion, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac, especialista em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida pela Universidade Anhembi Morumbi e bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora da graduação de Design de Moda e do curso de Produção Cultural (FAAP) e da pós-graduação Moda e Criação (FASM). É pesquisadora de Moda e Cultura, com ênfase nas discussões sobre cultura de consumo, juventude e gênero, além da área de Metodologia de Pesquisa. É autora do livro Jovem Guarda: moda, música e juventude (Estação das Letras e Cores; Fapesp, 2013), de "Minissaia: juvenilização da moda nos anos 1960", em História e Cultura de Moda (Estação das Letras e Cores, 2011), além de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, como Fashion, Film and Consuption e Journal of Journalism and Mass Communication.

Monayna Pinheiro
Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (Unip), possui mestrado profissional em Estética e Gestão de Moda pela Universidade de São Paulo, especialista em Estética e Gestão de Moda (ECA-USP) e formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). É docente da área de Moda do Senac (Unidade Penha), professora da disciplina de Planejamento de Coleção e Desenvolvimento de Coleção na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Desenvolvimento de Coleção na Pós-graduação de Moda & Criação da Faculdade Santa Marcelina. Também ministra cursos no SESC e Escola Panamericana de Artes, nos cursos de Planejamento de Coleção, Gestão de Produto e Visual Merchandising. Trabalhou na área de desenvolvimento de produto em marcas como AVB, Bureaux Paulista e Apego e Reobote.