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Design Sprint: o método Google de Solução de Problemas

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 18 horas

PERÍODO: 06 a 11 de agosto/2018

DIAS DA SEMANA: Segunda a Sábado

HORÁRIO: 19h - 22h (de segunda a sexta-feira) - 9h - 12h (sábado)

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$ 147,50
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 4 parcelas R$ 132,75

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sjc@faap.br 

CAMPUS: São Jose dos Campos

OBJETIVO:
Apresentar o método Design Sprint por meio da aplicação do processo e de suas ferramentas práticas em um problema fictício de uma empresa. O conteúdo do curso inclui introdução ao método, proposição de um desafio, trabalhos individuais e em grupo, desenvolvimento de protótipo, teste de usuários e apresentação e discussão dos resultados.
Ao término do curso o aluno terá autonomia para participar e liderar Design Sprints e será capaz de aplicar o método e suas ferramentas para testar novos conceitos de produtos, serviços e estratégias de negócio.

A QUEM SE DESTINA:
Este curso é destinado a profissionais, empreendedores, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento que desejam resolver problemas ou desenvolver ideias de uma forma inovadora, rápida e colaborativa.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, exercícios práticos e trocas de experiência entre os participantes.

PROGRAMA

1ª aula - Introdução ao método e preparação
O objetivo da primeira aula é fazer uma breve apresentação do método e das atividades que devem ser realizadas antes e durante a semana do Design Sprint. Nessa aula também será apresentado o desafio que os alunos deverão resolver ao longo do curso.

2ª aula – Primeiro dia do Sprint - Entender e definir
Na segunda aula, os alunos começarão a exercitar as atividades e ferramentas propostas pelo método. O objetivo da aula é entender o desafio proposto, seus componentes e stakeholders e definir um recorte de como o problema será abordado.

3ª aula - Segundo dia do Sprint - Criar e divergir
Na terceira aula, os alunos aprenderão algumas ferramentas para ideação individual e em grupo, de forma a explorar ao máximo as possibilidades de solução para o problema definido.

4ª aula – Terceiro dia do Sprint - Definir
No quarto dia de aula, serão aplicadas ferramentas para comparação das propostas de solução e será definida qual ideia será detalhada e prototipada pelo grupo.

5ª aula - Quarto dia de Sprint - Prototipar
Na quinta aula os grupos materializarão a solução, utilizando métodos de prototipagem que, mesmo de maneira rápida e de baixo custo, representem o conceito de forma realista.

6ª aula - Quinto dia de Sprint - Validar com usuários
Na sexta aula cada grupo apresentará o protótipo para possíveis usuários e avaliará o que deu certo e errado ao observar como eles reagem a sua solução. Por fim, serão apresentadas melhores práticas para aplicação do método e os grupos discutirão os resultados da semana de Design Sprint.

DOCENTES

Profa. Flavia Renata Dantas Alves Silva Ciaccia
Doutorado em Engenharia de Produção pela USP,  pós-graduação em Gestão da Inovação Tecnológica para a Competitividade pela FIA, mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica e Mecânica no ITA e graduação em Engenharia Mecatrônica pela USP.
Atualmente trabalha com gestão de projetos de inovação e user experience na Embraer S.A. e como consultora de inovação para negócios e projetos sociais. Possui experiência em gestão de projetos e capacitação, atuando principalmente com experiência do usuário, inovação, mudança de cultura, ergonomia de produto e design universal.