exdsae
MENU
Imagem da área

Design Sustentável em Arquitetura e Engenharia

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 16 horas-aula

PERÍODO: 09 a 21 de maio/ 2019

DIAS DA SEMANA: Terças e quintas

HORÁRIO: 19h10 - 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$175,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 4 parcelas de R$157,50

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br     

CAMPUS: São Paulo - Sede

OBJETIVO:
Dotar aos alunos das ferramentas fundamentais do design sustentável para aplicar os conhecimentos nos projetos.

A QUEM SE DESTINA:
Arquitetos, Engenheiros e Designers. Profissionais interessados em entender a área da sustentabilidade e design e outros que já atuam no mercado procurando aumentar os conhecimentos técnicos e científicos para aplicar nos projetos.

METODOLOGIA:
O curso ensina as bases científicas dos projetos sustentáveis, considerando todo o ciclo de vida e a análise ambiental/ energética. São analisados casos relevantes, obtendo lições e aprendizados para poder aplicar nos projetos particulares dos alunos. As avaliações são feitas com base nos projetos individuais.

PROGRAMA

O curso fornece os fundamentos e ferramentas essências do design ambientalmente responsável para arquitetura e engenharia. Baseado nas disciplinas científicas e ecológicas, se apresentam os tópicos mais relevantes que informam as decisões dos projetos sustentáveis. Os temas apresentados incluem os princípios e conceito de Design Sustentável, Ecodesign, análise do ciclo de vida, materiais sustentáveis, redução de emissões de carbono, eficiência de água e energia, projetos ecológicos, e inovação inspirada na natureza (biomimética).

DOCENTES

Pablo Antonio Hidalgo Sandoval
Arquiteto U.Chile (2001), MSc. Sustainable Design, University of Sydney (2008) é especialista sênior em Eficiência Energética para Edifícios com mais de 18 anos de experiência comprovada em Projetos Internacionais na Austrália, Chile e Brasil. Na Austrália, trabalhou para Cox Architecture desenvolvendo projetos sustentáveis em países tropicais e escrevendo o Manual ESD (Ecollogically Sustainable Development). No Chile, trabalhou para os maiores escritórios de arquitetura do país, desenvolveu bases técnicas de eficiência energética para o governo e foi professor da Universidade do Chile. No Brasil, foi presidente do Comitê de Energia e Atmosfera do GBC Brasil CASA / Condomínio e colaborador da Certificação Zero Energy e faz parte do Comitê Técnico de Avaliação do Procel Edifica PBE. Para Edifícios Existentes (Operação e Manutenção), implementa Programas para melhorar o desempenho de Energia e Eficiência Operacional e Sistemas de Gestão de Energia (SGE) na área de Facilities Management. É Professor de Eficiência Energética na Arquitetura e um reconhecido especialista em Simulações de Desempenho Energético para Edifícios.