MENU
Imagem da área

Direitos Humanos no Século XXI

Turma Confirmad

Não há vagas disponíveis para este curso.

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 24 horas-aula

PERÍODO: 13 de setembro a 25 de outubro/ 2017

DIAS DA SEMANA: Quartas

HORÁRIO: 19h10 – 22h45 

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$ 240,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 4 parcelas de R$216,00

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br 

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO: 
Analisar as conquistas dos direitos humanos – incorporados nos textos constitucionais e acordos internacionais –, quanto à sua efetividade nas políticas dos Estados.
Realizar o estudo crítico do tema sob viés das conquistas históricas dos direitos, a impossibilidade da prática da intolerância como exercício de direito.
Há conquistas diante da intolerância?

A QUEM SE DESTINA:
Graduados e graduandos em curso superior, buscando o aprimoramento do conteúdo oferecido para o exercício da cidadania plena e para a atuação profissional.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, debates, filmes, simulações ou qualquer outro meio didático-pedagógico que possibilite a melhor percepção e análise do objeto de estudo. A metodologia obedece a critérios pedagógicos e didáticos frutos da experiência e percepção da atividade docente bem como de estudos em obras referenciais ligadas à didática do ensino superior. A utilização dos recursos didático-pedagógicos tem por fim a busca da consciência crítica e o aprofundamento das análises tão necessários às competências para o exercício da cidadania e habilidades profissionais.

Coordenação dos cursos de extensão e Pós-graduação em Direito
Prof. Dr. José Roberto Neves Amorim (currículo Lattes)

PROGRAMA

1º Tema:
Incorporação aos textos constitucionais das conquistas e das gerações de direitos. Análise dos direitos de liberdades públicas, dos direitos sociais e dos direitos de solidariedade.

2ª tema:
Finalidades da ordem internacional. As grandes convenções. Os direitos de soberania. O Brasil no cenário internacional.

3ª Tema:
Necessidades humanas e atuação do Estado. O ordenamento jurídico diante da intolerância.

4ª Tema:
Internacionalização da preocupação ambiental diante da escassez de bens essenciais e os direitos de acesso. As tragédias anunciadas e o descontrole estatal.

5ª Tema:
Políticas de segregação: o social e o econômico num mesmo lado da balança?

6ª Tema:
Direitos humanos e terrorismo. Afinal, o que conquistamos?

DOCENTES

Profª. Bernardina Ferreira Furtado Abrão
Formação acadêmica na área de Direito Público com cursos de especialização Lato Sensu em Direito Ambiental, Mestrado em Direitos Fundamentais e Doutorado em Direito do Estado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP). Professora de Direito Constitucional, Administrativo, Ambiental e do Consumidor em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, MBA e Graduação nas Instituições de Ensino FAAP-SP, FACAMP-SP. Advogada em São Paulo no contencioso e assessoria nas áreas de Direito Administrativo, Ambiental, Consumidor e Seguros.

 Profª. Luciane Klein Vieira
Doutora em Direito Internacional pela Universidad de Buenos Aires (2015). Mestre em Direito Internacional Privado pela Universidad de Buenos Aires (2012). Mestre em Direito da Integração Econômica, pela Universidad del Salvador e Université Paris I - Panthéon - Sorbonne (2010). Professora de Direito Internacional Público e Privado da FACAMP e da PUCC. Pesquisadora do Instituto de Investigaciones Jurídicas y Sociales Dr. Ambrosio L. Gioja. Diretora Adjunta para o MERCOSUL do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON). Membro da Diretoria da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP).


“A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.