exec
MENU
Imagem da área

Empreendedorismo para Criativos

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 36 horas-aula

PERÍODO: 02 a 30 de outubro/2018

DIAS DA SEMANA: Terças e Quintas

HORÁRIO: 19h10 – 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$232,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$208,80

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
Capacitar o aluno na construção de uma de um negócio da economia criativa, seja este negócio uma marca de moda, uma galeria de arte, um estúdio de design, um salão de beleza ou um restaurante, a partir do entendimento das mudanças de comportamento do consumidor e impacto das novas tendências na indústria criativa.

A QUEM SE DESTINA:
Profissionais de diferentes áreas relacionadas à economia criativa (estilistas, comerciantes, designers, fashionistas, chefs de cozinha, entre outros) que desejam aprofundar o seu conhecimento na arte de construção de uma marca e um negócio considerando as novas tendências de comportamento do consumidor bem como a evolução da economia criativa.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas com discussão de cases, exercícios práticos e dinâmicas.

PROGRAMA

Aula 1

  • Definição de conceitos chaves de branding
  • Diferentes olhares na construção de marca
  • Desafios na construção de marcas
  • Tendências Comportamento Consumo (parte 1)
  • Local vs. Global, No logo, Luxo vs. Fast fashion

Aula 2

  • Tendências de comportamento de consumo (parte 2)
  • Transparência + Credibilidade = Reputação
  • Big Data como ferramenta de eficiência na personalização dos serviços
  • Economia da Experiência – Omni channels, Multi-service e Plataforma de Consumo.

Aula 3

  • Consumo Consciente
  • Alternativas para escassez de recursos
  • Análise Cadeia Produtiva
  • Papel dos principais stakeholders

Aula 4

  • Gestão de marca
  • Case Reserva – lançamento de uma coleção

Aula 5

  • Modelo de Negócios – CANVAS
  • Proposta de Valor – Público Alvo
  • Canais de Vendas / Comunicação / Relacionamento / Distribuição
  • Fontes de Receita / Mix de Produtos / Estratégia de Preços

Aula 6

  • Modelo de Negócios – CANVAS
  • Atividades-Chave / Recursos-Chave / Parcerias Estratégicas
  • Estrutura de Investimentos / Custos / Despesas
  • Análise Estratégica - SWOT

Aula 7

  • Formação de Resultados: Receitas / Impostos / Custos / Despesas / Margem Bruta e Markup

Aula 8

  • Formação de Resultados – Avaliação de Cenários e Análise de Sensibilidade

Aula 9

  • Moda e tecnologia
  • A fronteira do 3D
  • Wearables

DOCENTES

Marília Piccinini da Carvalhinha
Fundadora da CARVALHINHA creative business design, Coordenadora da Pós Graduação de Gestão Estratégica em Negócios e Varejo de Moda da FAAP, professora de diversos cursos de pós-graduação e pesquisadora da cadeia têxtil-vestuário pela USP.
Graduada e mestre em Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da USP com doutorado em andamento e mais de 10 anos de experiência profissional na direção de empresas, tendo atuado no planejamento estratégico, modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos, marketing, gestão de resultados, administração de negócios e governança corporativa.
Na indústria de moda, possui expertise proveniente da atuação em desenvolvimento, produção e logística para linhas de produtos premium de mais de 70 marcas de grande projeção no mercado nacional, entre as quais pode-se destacar Animale, Bo.Bô, Bobstore, Cris Barros, Le Lis Blanc e Osklen.
Durante o primeiro ano à frente da CARVALHINHA creative business design já liderou estruturações organizacionais e financeiras e conduziu o direcionamento estratégico de mais de dez empresas, do ramo de moda, beleza e design.

Maria Inez Murad
Sócia da i-perspective – Consultoria especializada em Estratégia, Branding e Inovação.
Professora convidada da Faap na área de Branding na pós-graduação de Moda.
Graduada em Jornalismo e Publicidade na PUC-RJ, MBA em Sustentabilidade na UFRJ-Rio, MBA em Liderança Criativa na Berlim School of Creative Leadership – Berlim e Global Summit Singularity University 2017.
Eleita a melhor profissional de marketing do ano no Prêmio Caboré.
Background na área de marketing com mais de 30 anos de experiência na gestão de produtos de consumo e varejo – Unilever, Jonhson & Jonhson, Pepsico, Wal-Mart e Kimberly Clark.