lvedj
MENU
Imagem da área

Estudos e Desenvolvimento de Jogos de Tabuleiro Modernos

SOBRE

CARGA HORÁRIA: a definir

PERÍODO: 2019

DIAS DA SEMANA: a definir

HORÁRIO: a definir

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br    

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO:
Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de identificar as principais mecânicas dos jogos de tabuleiro moderno, e desenvolver, a partir dos elementos de sustentação do jogo como Storytelling, Estratégias e Design, para que o aluno tenha a possibilidade de criar e produzir seu próprio jogo

A QUEM SE DESTINA:
Jovens e Adultos, de qualquer área de formação, com interesse em jogos de tabuleiros moderno que, preferencialmente, tenham vontade de desenvolver seu próprio jogo de tabuleiro.

METODOLOGIA:
O curso está estruturado em duas partes. A primeira utiliza várias metodologias para atingir seu objetivo, partindo da exposição de conteúdos teóricos, utilização de vídeos e bibliografias de apoio, e exercício com os jogos baseado em Estudos de Caso e Problem-Based Learning (PBL).  A segunda parte, com desenvolvimento do próprio jogo, são aulas práticas, aplicando os conceitos aprendidos na primeira parte do curso.

PROGRAMA

Aula 1: Apresentação do curso, Overview conceitual sobre Mecânica dos Jogos, Estratégias, Storytelling e Design de Tabuleiros – Speedround com jogos;
Aula 2: Vantagens versus Estratégia versus Planejamento
Aula 3: Velocidade versus Produção – Regras do Jogo
Aula 4: Percepção e Planejamento – Metas Individuais versus Coletivas
Aula 5: Objetivos frente a Acontecimentos – Tabuleiro Dinâmico
Aula 6: Storytelling
Aula 7: Estratégia e Dececption
Aula 8: Desenvolvimento do Boardgame – Projeto
Aula 9: Elaboração de Desenhos e Conceitos
 Aula 10: Apresentação Final

DOCENTES

Prof. Victor Dias Grinberg
Mestrando em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Libero (FCL), Especialista em Mídia, Política e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), Graduado em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FECON-FAAP), Certificado em Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais, Métricas e Otimização - pela São Paulo Digital School (SPdS). Professor nos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Faculdade de Economia da FAAP, integrante do Núcleo Interdisciplinar de Professores da FAAP.

Prof. Rafael Ramalho
Graduação em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado (2012), especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER (2017) e mestrando em Inovação na Construção Civil com o eixo de pesquisa em BIM (Building Information Modeling) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor auxiliar de ensino da Fundação Armando Álvares Penteado. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em gestão de projetos e processos de implantação e implementação BIM.

Profa. Karina Bousso
Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisa sobre os processos de criação em séries de televisão. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Auxiliar na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Professores (FAAP). Ministra as disciplinas de Epistemologia em Comunicação e Comunicação e Hipermídia na FAAP, além de co-orientar trabalhos de conclusão de curso de Comunicação Social. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FAAP (2012). Membro do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, coordenado pela Professora Dra. Cecília Almeida Salles.

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
  • Análise dos dados do candidato;
  • Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
  • Em caso de aprovação, matrícula e pagamento;
  • Entrega dos documentos.

A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.