exfd
MENU
Imagem da área

Física Design

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 16 horas-aula

PERÍODO: 12 de setembro a 03 de outubro/2018

DIAS DA SEMANA: Quartas

HORÁRIO: 19h10 - 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$135,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 4 parcelas de R$121,50

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo

OBJETIVO:      
Capacitar o participante a aplicar conceitos físicos fundamentais que caracterizam as condições de equilíbrio de um objeto e que permitem compreender a rotação quando ela existir, possibilitando uma abordagem criativa e inovadora no design de produtos. 

A QUEM SE DESTINA:
Alunos de graduação dos cursos de design industrial, arquitetura e do ciclo básico de engenharia e todos aqueles que tem interesse em desvendar a Física do equilíbrio e da rotação nos produtos que são objeto do design.

METODOLOGIA:
Aulas práticas em laboratório com atividades operatórias realizadas em grupo. Elaboração individual de objetos explorando os conceitos trabalhados em cada encontro.

PROGRAMA

- Conceituar as grandezas físicas momento de força e centro de gravidade a fim de explorar e aplicar o torque da força peso em um projeto de sistema mecânico sujeito às condições de equilíbrio de um corpo rígido.
-  Aplicar as condições de equilíbrio de um corpo rígido nas chamadas máquinas simples, alavancas, polias e plano inclinado e determinar a vantagem mecânica desses dispositivos.
- Conceituar as grandezas físicas associadas à rotação dos objetos, momento de inércia e momento angular, aplicando-as em um projeto que satisfaça as condições em que elas são invariantes durante a rotação.
- Investigar alguns processos de acúmulo e de liberação de energia explorando-os de maneira lúdica em brinquedos.

DOCENTES

Luciano Fratin
Bacharel (1984) e licenciado em Física (1986), mestre em Física (1988) e doutor em Ciências (1993), títulos obtidos no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor titular na Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, atuando nos cursos de Engenharia. Professor da FAAP desde 1993, também atuou no curso de arquitetura, com Física Básica, e no curso de Desenho Industrial com a disciplina Física no Design. Tem larga experiência no ensino de Física geral e experimental, circuitos elétricos, e eletromagnetismo. Professor da Universidade São Marcos, por doze anos, atuando no curso de Engenharia de Telecomunicação onde também exerceu a coordenação dos cursos de Matemática (Licenciatura) e Ciências biológicas (bacharelado e licenciatura). Área de pesquisa no mestrado e no doutorado: termoluminescência e dosimetria das radiações. Além de atuar no ensino superior desde 1987, atuou no ensino médio como professor de Física por onze anos e como coordenador da área de Física por mais cinco anos.