lvgep
MENU
Imagem da área

Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas na Prática

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 30 horas

PERÍODO: 15 de setembro a 08 de dezembro/2018

DIAS DA SEMANA: Sábados

HORÁRIO: 9h - 12h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$ 165,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas R$ 148,50

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sjc@faap.br 

CAMPUS: São Jose dos Campos

OBJETIVO:
Entender o conjunto de diferentes áreas de conhecimento integradas à pequena empresa atuante em um mercado com forte concentração de indústrias intensivas em tecnologia e alto número de empresas inovadoras.
A abordagem do curso busca trazer de forma precisa os tópicos que fundamentam a gestão organizacional de pequenas empresas abordando diferentes áreas de conhecimento. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas.

A QUEM SE DESTINA:
Profissionais, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento que desejam compreender os principais conceitos relacionados à gestão de pequenas empresas adaptada ao mercado com forte concentração de indústrias intensivas em tecnologia e alto número de empresas inovadoras.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, exercícios práticos, e trocas de experiência entre os participantes.

PROGRAMA

1ª aula – Gestão de Pessoas e Liderança em Pequenas Empresas
A disciplina Gestão de Pessoas e Liderança em Pequenas e Médias Empresas tem por objetivo apresentar boas práticas Gestão de Pessoas e Talentos, bem como o desenvolvimento de competências relativas ao desenvolvimento de líderes nas pequenas e médias empresas.

2ª aula - Criatividade & Inovação em Pequenas e Médias Empresas
A disciplina Criatividade & Inovação em Pequenas e Médias Empresas tem por objetivo apresentar as características essenciais à criatividade e inovação, incluindo os principais obstáculos e barreiras para o seu surgimento.

3ª aula - Estratégias de Marketing aplicados à Pequenas Empresas
A disciplina Estratégias de Marketing aplicados à Pequenas Empresas tem por objetivo desenvolver um planejamento de marketing em micro, pequenas e médias empresas.

4ª aula - Marketing Digital para Pequenas Empresas
A disciplina Marketing Digital para Pequenas Empresas tem por objetivo apresentar os principais canais e plataformas digitais a serviço das Pequenas e Médias Empresas, desde as redes sociais às ferramentas de gestão básica.
.
5ª aula - Finanças Corporativas nas Pequenas Empresas
A disciplina Finanças Corporativas nas Pequenas Empresas tem por objetivo abordar as principais práticas relacionadas à gestão básica de recursos financeiros das pequenas e médias empresas.

6ª aula – Filosofia Lean em Processos de Pequenas Empresas
A disciplina Lean em Processos de Pequenas Empresas tem por objetivo apresentar os princípios e técnicas da Filosofia Lean aplicados aos processos de pequenas empresas.

7ª aula - Gerenciamento de Projetos aplicada a Pequenas Empresas
A disciplina Gerenciamento de Projetos em Pequenas Empresas tem por objetivo compreender os fundamentos e padrões dos projetos, estabelecidos no guia PMBOK, como prática de resultados de pequenas empresas.

8ª aula – Conceitos e Aplicações de Inteligência Artificial & Internet das Coisas
A disciplina O universo da Inteligência Artificial & Internet das Coisas tem por objetivo apresentar aos alunos, uma introdução sobre os novos conceitos que permeiam a vida do Pequeno e Médio empresário, no que tange aos conceitos e aplicações de um universo que está tão perto, mas ao mesmo tempo tão distante dos empresários brasileiros: a inteligência artificial e a internet das coisas.

9ª aula – Big Data Aplicado a Inteligência de Mercado
A disciplina Big Data Aplicado a Inteligência de Mercado, tem como objetivo inserir o conceito de Mineração de Dados, e como tomar decisões baseadas em estatísticas, coletadas nas mais diversas fontes de dados como redes sociais e pesquisas simples possíveis de serem feitas pelos Pequenos e Médios empresários.

10ª aula – Estudos de Casos de Pequenas e Médias Empresas
A disciplina Estudos de Casos de Pequenas e Médias Empresas, trabalhará a análise de empresas que deram ou não certo no mercado, para que os alunos possam estudar as variáveis positivas e negativas que levaram as empresas aos resultados obtidos.

DOCENTES

Prof. Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand
Mestrando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP e Graduado em História pela Universidade do Vale do Paraíba. Sócio-Diretor da LAT&F Consultoria e Treinamento de Luxo, consultoria internacional especializada em educação corporativa no Brasil e em países da América Latina, responsável pela formação de mais de 12.000 profissionais em empresas públicas e privadas. Coaching pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching) - Personal & Professional Coach e Leader Coach, membro da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento & Desenvolvimento) e ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Profa. Ana Paula Preto Rodrigues
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Estudos de Londrina (1993), mestrado em Mestrado em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2001) e doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor pós - graduação da Fundação Armando Álvares Penteado. LINHAS DE PESQUISA: Arquitetura, Economia Urbana e Projetos Urbanos/ Dinâmicas.

Profa. Letícia Maria Pinto da Costa
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (1996) e Publicidade & Propaganda (1994) pela Universidade de Taubaté, mestre (2002) e doutora (2007) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora assistente-doutora, concursada, da Universidade de Taubaté, coordenadora do curso de pós-graduação (lato sensu) em Comunicação e Marketing Político da Universidade de Taubaté, professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté e dos cursos de Pós-graduação em Gestão de Pessoas, em Gestão de Marketing e em Administração da FAAP - São José dos Campos. Tem experiência na área de Comunicação Corporativa, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.

Profa. Talita Ribas
Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade de Taubaté (1998), MBA em Marketing pela FGV (2002), Pós graduação em Ciências Aplicadas do Consumo pela ESPM (2007) e Consultoria de Imagem e Estilo pela Belas Artes (2014). Atualmente é docente e coordenadora do curso de Pós graduação em Comunicação e Marketing Digital na FAAP-SJC. Anterior Consultora de Canais de Vendas na Comgás, Supervisora de Atendimento na Abril Educação e Executivo de marketing da Empresa Folha da Manhã. Tem experiência na área de Comunicação & Marketing, com ênfase em Canais

Prof. Ednei Augusto Januário
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Gestão, Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté e especialização em Design Instrucional para Cursos Virtuais na Universidade Federal de Itajubá. Cursou o programa de empreendedorismo da Babson College. É professor de pós graduação, nas áreas de projeto, empreendedorismo e finanças, nas instituições, FAAP, IBTA e ETEP. Possui experiência na área financeira e de gestão, na área de educação, em organizações como Ernest & Young, Unibanco, Grupo Ibmec e Grupo CETEC. Atualmente é gestor acadêmico da Faculdade São Lucas de Caçapava. Recebeu, em 2017, o prêmio de Professor Transformador da Google.

Prof. Fernando Reimberg Syrio
Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA, mais de quinze anos como consultor Lean e de inovação na Embraer; mais de sete anos lecionando em cursos de pós-graduação nas áreas de Lean, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Qualidade, Criatividade e Inovação.

Prof. Antonio Ramalho de Souza Carvalho
Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco - USF (1991), Especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Técnico Aeroespacial - CTA em parceria com a Universidade de São Paulo - USP (1996), Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (1999), Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2006), com ênfase em gestão do conhecimento e gestão organizacional, e Doutorado em Ciência pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2014), com ênfase em gestão de P&D e gestão organizacional. Atualmente é Assessor da Divisão de Projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA, Pesquisador-colaborador do ITA e Coordenador e Professor da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP.

Prof. Alessandro Corrêa Mendes
Atualmente é pesquisador no Laboratório LASER/IP&D (Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica) onde desenvolve equipamentos médicos hospitalares, próteses robóticas e no LRVA/FEAU (Laboratório de Robótica e Veículos Autônomos) onde trabalha com robóticas aérea desenvolvendo sistemas embarcados, aviônicos, telemetria e aplicações com multirrotores na Universidade do Vale do Paraíba. Mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na área de Mecatrônica aplicada à sistemas embarcados e controles aplicados à VANTs de asa rotativa, possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Microcontrolados/Microprocessados Embarcados, Plataformas com Sistemas Operacionais Embarcados, Aquisição de Sinais, Condicionamento de Sinais, Protocolos de Comunicações Digitais e Telemetria, Interfaces Digitais, Desenvolvimento de HM via LabView, Sistemas Wireless Embarcados de Baixa Potência, Programação em C C++ Assembler e VHDL. Desde de 2001 atua no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos embarcados. Possui projetos aprovados e desenvolvidos nas linhas: FINEP, PIPE, SIBRATEC, Lei da Informática (MCT), CNPq e empresas privadas.

Prof. João Felipe Barros
Possui graduação em Licenciatura e Matemática pela Faculdade de Ciências Aplicadas de São José dos Campos (2005). Pós Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Extensão Internacional pela Universidade da Califórnia Campus San Diego. Profissional com certificação PMP, larga experiência no gerenciamento de projetos, principalmente em projetos da área de tecnologia e educação. Experiência na gestão de empresas com visão global das áreas comercial, administrativa e de operações. Experiência em gerenciamento de de equipes e formação de equipes de alta performance. Experiência na criação de sistemas de governança corporativa, portais de indicadores para acompanhamento de resultados para diferentes níveis de gestão. Experiência na criação de Centros de Serviços Compartilhados (CSC) para otimização de recursos e padronização de serviços acadêmicos em instituições multcampi. Experiência em desenvolver fortes relacionamentos entre instituições de ensino e outros setores da região, tais como; governo, empresas, entidades de classe e toda comunidade. Grande habilidade na condução de negociações em projetos críticos.