exgepme
MENU
Imagem da área

Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas na Prática

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 28 horas-aula

PERÍODO: 31 de agosto a 26 de outubro/2019

DIAS DA SEMANA: Sábado

HORÁRIO: 09h00 - 12h35

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$ 249,83
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$ 224,85

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sjc@faap.br                   

CAMPUS: São José dos Campos

OBJETIVO
Desenvolver uma clara percepção do desafio gerencial das pequenas e médias empresas em diferentes áreas de conhecimento
Elaborar um Plano Estratégico que permita o posicionamento da empresa e de sua marca no mercado.
Definir um plano de preços dos produtos e serviços oferecidos a partir de custos e posicionamento de mercado, adaptado às pequenas e médias empresas.

CURSO INDICADO PARA:
Profissionais de diferentes áreas do conhecimento que desejam compreender os principais conceitos relacionados à gestão de Pequenas e Médias Empresas.

DINÂMICA DO CURSO:
Aulas expositivas, exercícios práticos e trocas de experiência entre os participantes.
Serão aplicadas técnicas de gestão visual nas atividades e dinâmicas comportamentais.

PROGRAMA

- Planejamento Estratégico,
- Conceito de Valor e Marca,
- Estratégia de Preço,
- Desenvolvimento de líderes, e
- Práticas ágeis de gestão.

DOCENTES

Antonio Ramalho de Souza Carvalho
Doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional. Especialista em Gestão de Projetos e em Marketing. Bacharel em Administração de Empresas. Assessor da Divisão de Projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e Professor da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP. Foi Pesquisador-colaborador do ITA por três anos. Autor de diversos artigos científicos publicados em livros, revistas e eventos com ênfase em gestão de projetos, de P&D, do conhecimento e organizacional.

Rodolfo Ribeiro Arantes
Foi diretor de Marketing da Rede de Escolas SAGA, Ex-Diretor de Marketing da OrbiSat da Amazonia, Foi gerente de Edição de Publicações Técnicas da Embraer. Professor de Pós-Graduação da FAAP nos Cursos de Marketing e Branding. É Professor nas escolas de pós-graduação da região para cursos de Cursos de Marketing e Liderança, Coaching. É Coaching Executivo Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching.

Rafael Bichone
Profissional com mais de 15 anos de atuação nos mercados de educação superior, aviação, siderurgia, óleo e gás e start-up. Tem experiência em gestão operacional, capacitação profissional, análise de planos de negócios e de sensibilidade financeira de empresas.
Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professor de disciplinas de Engenharia e Administração. Possui especialização em Econometria Aplicada pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Aplicadas. MBA em Gestão Empresarial. Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência profissional na área de Administração, com ênfase em gestão financeira.

Gustavo Cezar Bittencourt Gobbato
Gustavo Gobbato é um professor intimamente ligado ao mercado. Hoje é sócio-diretor da Alchemy Big Data Solutions, atuando na área de inteligência de mercado, e da Avalanche São José dos Campos, sua agência de Propaganda. Já foi sócio-diretor da Arriba! Comunicação e há 20 anos na área de comunicação, sendo 13 na área de Criação Publicitária, e mais tarde focando nas áreas de Planejamento, Marketing e Comunicação Digital. É pós graduado pela Faap em Administração de Marketing e formado pela Unitau em Publicidade e Propaganda. Já teve passagens como professor pelas seguintes instituições: FATEA - Faculdades Teresa D’Ávila (2006-2008); ANHANGUERA JACAREÍ (2011-2013) e UNITAU - Universidade de Taubaté (2011-Presente). Nesta última, tendo incursão tanto pela Graduação - Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda quanto pela Pós Graduação em Comunicação Digital (2016 e 2017).

Claudia Regina Carraro
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina(UEL). Especialização em Psicopedagogia pelo ENBRAPE. Pós-graduada em gestão estratégica de pessoas pelo INPG. Especialista em Orientação profissional e de carreira pelo instituto Sedes Sapientiae-SP. Personal & Professional Coach, Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Executive Coach Expert pelo Coach Club. Analista das ferramentas Coaching Assessment (Metodologia DISC). Mestre em gestão e desenvolvimento regional com ênfase na área de desenvolvimento de carreiras no âmbito regional. Experiência de 21 anos na área de Recursos Humanos com ênfase em gestão de pessoas. Vivência em processos de recrutamento e seleção por competências, diagnóstico de clima organizacional, análise de cargos e funções, entrevista de desligamento. Instrutora e facilitadora de treinamento. Domínio nas ferramentas de Assessments: Coaching Assessment (metodologia DISC) e Alpha Coaching Assessment da Worth Ethic Corporation. Testes psicológicos-IHS, PALOGRÁFICO, QUATI, IFP-II, BPR-5, EMEP, AIP, AC, G-36. Coach de Carreira e Liderança. Experiência de 17 anos em desenvolvimento de carreira e liderança com ênfase em atendimentos de escolha, transição e redirecionamento de carreira e executive coaching, atuando em escolas, universidades, empresas e escritório particular. Desenvolvimento de habilidades e competências emocionais e sociais.