exgje
MENU
Imagem da área

Gestão Jurídica Estratégica nas Empresas – Excelência nos departamentos jurídicos

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 108 horas-aula

PERÍODO: 19 de fevereiro a 11 de junho/ 2019

DIAS DA SEMANA: Terças e quintas

HORÁRIO: 19h10 – 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$747,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$672,30

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br     

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
Conscientizar o advogado corporativo acerca do perfil e dos desafios atuais dos departamentos jurídicos das empresas, com visões de mercado e tendências, apresentando competências, conhecimento e características exigidas dos profissionais.

A QUEM SE DESTINA:
Advogados integrantes de departamentos jurídicos de empresas, gestores (coordenadores, gerentes, diretores e vice-presidentes jurídicos), e profissionais da advocacia corporativa que queiram se preparar para a carreira em departamentos jurídicos.
O público mais apto para melhor compreender o universo da moderna advocacia corporativa será o que já atua em departamentos jurídicos de empresas, mas pode ser aberto a todos que tenham interesse pelo tema.

METODOLOGIA:
Serão ministradas aulas expositivas e debates em sala de aula.

COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO:
Prof. Me. Mário Luiz Sarrubbo - (Currículo Lattes)

COORDENAÇÃO TÉCNICA:
Prof. Leonardo Barém Leite

PROGRAMA

Aula 1: Aula Inaugural. O Advogado Corporativo Atual.

Aula 2: Carreira Corporativa Atual.

Aula 3: Negociação para Gestores de Departamentos Jurídicos.

Aula  4: A Carreira do Advogado Corporativo na Empresa, e as competências e oportunidades em cada etapa.

Aula 5: A Advocacia Corporativa Atual e o Perfil do Profissional.

Aula 6: O que é, como se cria, para o que serve, e como se gere um departamento jurídico?

Aula 7: Técnicas de Gestão Aplicadas aos Departamentos Jurídicos.

Aula 8: Orçamento (Budget).

Aula 9: Comunicação nos departamentos jurídicos.

Aula 10: Equipes, Liderança e Conflitos.

Aula 11: Liderança no Departamento Jurídico.

Aula 12: O Departamento Jurídico como “business partner”, unidade de negócio, e centro de resultados.

Aula 13: “Cultural Gap” (O Impacto das diferentes culturas das “multinacionais” nos departamentos jurídicos brasileiros).

Aula 14: A tecnologia da informação, a automação e a inteligência artificial - e sua relação com o Departamento Jurídico.

Aula 15: Provisionamento e Acordos.

Aula 16: Visão e Gestão de Riscos no Departamento Jurídico.

Aula 17: Estratégia e Planejamento Estratégico no Departamento Jurídico.

Aula 18: Indicadores de Performance e Desempenho (KPI).

Aula 19: Gestão de Crise e Reputação.

Aula 20: Compliance

Aula 21: Departamento Jurídico x Compliance x Relações Institucionais e Governamentais.

Aula 22: Noções de Economia e sua aplicação aos departamentos jurídicos.

Aula 23: Noções de Finanças e sua aplicação aos Departamentos Jurídicos.

Aula 24: Gestão do Contencioso e Maneiras de utilizá-lo a favor da empresa e do negócio.

Aula 25: Jurimetria e o Departamento Jurídico.

Tema 26: Relacionamento entre Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia.

Tema 27: Apresentação de Trabalhos, avaliação e encerramento do curso.

DOCENTES

Prof. Leonardo Barém Leite
Mestre em Direito Norte-Americano e em Jurisprudência Comparada pela NYU School of Law. Especialista em Direito Empresarial pela Escola Paulista da Magistratura. Formação de Conselheiro de Administração pelo IBGC, Law & Economics pela EDESP FGV/SP. Pós-graduado e Especializado em Administração e em Economia de Empresas pela EAESP/FGV. Especializado em Gestão de Serviços Jurídicos (mesmo curso do qual foi professor e coordenador) pela EAESP/FGV. Graduado em Direito, com foco em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco). Professor Convidado de instituições como Unisinos, FGV, Insper e outros. Autor de diversos livros sobre gestão de departamentos jurídicos, gestão jurídica e de negócios, governança corporativa, direito societário aplicado, regulação e novas tecnologias, propriedade intelectual e diversos temas correlatos. Colunista do Jota com a Coluna Departamentos Jurídicos. Articulista de diversas revistas e periódicos sobre o tema. Membro do Conselho da Fiesp, ABPI , Fundação Dorina Nowill para Cegos e diversas outras entidades e instituições, bem como de empresas. Presidente da Comissão de Direito Societário da OAB Pinheiros, Vice-Presidente da Comissão de Departamentos Jurídicos da OAB Pinheiros, Membro das comissões de departamentos jurídicos da OAB Federal, OAB SP, OAB Paraná, OAB Rio Grande do Sul e do IASP.Membro de diversas outras comissões na área de direito empresarial, societário, compliance, propriedade intelectual e outras. Foi professor de Gestão Jurídica Estratégica para Departamentos Jurídicos na EDESP/FGV (também coordenador), Unisinos e EPD (Escola Paulista de Direito). Sócio de Almeida Advogados.

Prof. Arnaldo Figueiredo Tibyiriça (professor convidado)
Mais de 30 anos atuando em áreas jurídicas de empresas e na alta administração de empresas de grande porte de capital privado tais como ITAÚ, C&A, BCP TELECOMUNICAÇÕES e ABRIL.
Membro de Conselhos de Administração, Comitês Executivos, e Family Offices.
Áreas de experiência: Legal (Societário, M&A, IPO, Tributário, Concorrencial, Contratos, Consumidor, Propriedade Intelectual, Telecomunicações, Mídia, Contencioso, Compliance e Trabalhista) e Gestão (Estruturas Organizacionais, Governança Corporativa, Estratégia e Modelagem de Negócios, Formação e Gestão de Times, Negociação, Relações Institucionais e Governamentais, Estruturas de Capital).
Formação: Direito na PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (1983) e formação complementar em Contabilidade, Finanças, Governança.
Outras atividades: CEDES – Centro de Estudos de Direito Econômico e Social; Instituto Compliance Brasil; WILL – Women in Leadership in Latin America. Coaching e Mentoria para jovens executivos.

Prof. Claudio Wilberg (professor convidado)
Engenheiro, formado em Engenharia Eletrônica pela PUC/RJ, e Mestrado em Administração (MBA) pelo INSEAD, na França. Sócio-Diretor da LegalManager, empresa que desenvolve sistemas de gestão para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Professor em diversos cursos de gestão para a área jurídica: CEU (Centro de Extensão Universitária), Unisinos (Porto Alegre), da EPD (Escola Paulista de Direito) e das edições do curso de gestão jurídica da GVlaw na FGV/SP entre 2003 e 2008. Membro da Central de Serviços do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (CESA) e membro integrante do Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia (CEAE) durante a existência deste grupo de estudo.  Experiência de mais de 15 anos na área de gestão jurídica, iniciada como Diretor de Tecnologia da Informação do TozziniFreire Advogados por cinco anos e, posteriormente, atuando para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas através da LegalManager, trazendo melhores práticas do mercado para melhorar a eficiência dos processos internos.

Prof. Sérgio de Freitas Costa (professor convidado)
Advogado. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP e em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Mestreem Direito (LL.M.) pela University of Michigan Law School. Especialização em negociação e resolução de conflitos na Harvard University e na Kellogg Graduate School of Management (Northwestern University). Professor de Direito e Negociação nos cursos de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas-SP e no Insper-SP com ampla experiência como palestrante em diversas empresas e instituições no Brasil e no Exterior. Sócio de Almeida, Costa e Pinheiro Sociedade de Advogados, nas áreas de arbitragem e mecanismos adequados de resolução de conflitos (ADR). Consultor em estratégia de negociação e resolução de conflitos de natureza empresarial. Coautor do livro Gestão de Negociação (2ª ed. Saraiva).

*Professores convidados
“A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.