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História da arte e suas relações com a moda

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 10 horas-aula

PERÍODO: 20 e 21 de setembro/2019

DIAS DA SEMANA: Sexta e Sábado

HORÁRIO:  Sex: 18h30 - 22h05 e Sáb: 09h30 – 16h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$ 147,50
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 4 parcelas de R$ 132,75

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Boleto à vista – enviar e-mail para  faapbrasilia@faap.br                             

CAMPUS: Brasília

OBJETIVO
- Identificar as principais características que definem as escolas e movimentos da história da arte ocidental.
- Estabelecer relações entre arte, moda e comportamento em diferentes épocas da história.
- Entender os modos como as representações do corpo e do vestuário participam da construção das estratégias artísticas de cada escola e movimento.

CURSO INDICADO PARA:
Estudantes e profissionais das áreas de Moda e Design, pessoas de qualquer formação interessadas em História da Arte.

DINÂMICA DO CURSO:
As aulas utilizam imagens que, acompanhada de uma apostila, explanam os conteúdos estimulando discussões entre os participantes.

PROGRAMA

 A Moda através da História da Arte: da Pré-História à Arte Contemporânea.
 Relações diretas e indiretas entre Moda e Arte.
 As mudanças nos modos de vestir e o nascimento do Homem.
 A diferenciação dos sexos na moda: atributos do Feminino do Masculino no Masculino.
 Deformação do corpo e construção de silhueta.
 De fornecedores a artífices, e a disseminação da roupa.
 Modernidade: a aceleração do tempo e a aceleração da Moda.
 Século XX e o surgimento dos sistemas de Moda, a Alta-Costura e o prêt-à-porter.
 Globalização, internet, fast fashion.
 O futuro da Moda e o futuro da Arte.

DOCENTES

Lorenzo Merlino
Com mais de 20 anos de experiência no mundo da moda, colaborou para fundar a Semana de Moda e integrou o SPFW, sendo o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, quando Madonna adquiriu um vestido seu. De 2003 a 2008 foi representado em Nova Iorque, pela Opening Ceremony. Maggie Gyllenhall, Kate Winslet, Kirsten Dunst e Hillary Duff já vestiram suas criações. Licenciou seu nome para diversas marcas como Le Postiche, Vizzano, Diadora, Speedo, Gendene, Havaianas, Rainha, Nike, VR Menswear, Riachuelo e Chilli Beans. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino com O Barbeiro de Sevilha, e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil com a ópera Eugene Onegin durante a Temporada 2015 do Theatro Municipal de São Paulo. Professor na FAAP, no MASP, no MAM, na Escola São Paulo, na Casa do Saber, na Unibes Cultural e no SESC. Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre em História da Arte pela UNICAMP.