lvhp
MENU
Imagem da área

História da Paisagem: de Petrarca à Arte Contemporânea

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 18 horas

PERÍODO: 13 de março a 17 de abril/ 2018

DIAS DA SEMANA: Terças

HORÁRIO: 14h – 17h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 5 parcelas de R$154,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 5 parcelas de R$138,60

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
Conhecer a relação do homem com a natureza e sua representação.

A QUEM SE DESTINA:
A todos aqueles que pretendem aprofundar seu conhecimento em história da arte e estética.

METODOLOGIA:
As aulas serão teóricas numa perspectiva histórica e estética da arte, apoiadas em apresentações visuais e textos específicos sobre o tema.

PROGRAMA

O curso aborda desde o primeiro momento em que o homem contemplou a paisagem e a reproduziu em pintura, até a representação desta na arte moderna e contemporânea.
Ou seja, as diversas maneiras como o homem se relaciona com a representação da paisagem simbólica, factual, fantástica, ideal e natural através do tempo.
Além disso, cogitamos um possível diálogo entre a paisagem ocidental e oriental.

DOCENTES

Profa. Maria Carolina Duprat Ruggeri
Graduada em Educação Artística com especialidade em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1979), possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Doutorado em Poéticas Visuais no Instituto e Artes da Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é professora titular da Faculdade de Artes Plásticas e da Faculdade de Comunicação e Marketing e Coordenadora do Curso de Pós em História da Arte da Fundação Armando Alvares Penteado, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, história da arte, estética, educação, processo de criação e pintura. Revisora de coleções de arte da Folha de São Paulo: Grandes Mestres da Pintura (2007), Grandes Museus do Mundo (2009) e Mundo da Arte (2017). Autora de livros integrantes da coleção Grandes Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte de São Paulo. Curadora da coleção Grandes Pintores Brasileiros (2013) e autora dos livros: Arcangelo Ianelli, Beatriz Milhazes, Daniel Senise e Paulo Pasta.