lvihc
MENU
Imagem da área

Introdução à história do cinema

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 24 horas

PERÍODO: 11 de setembro a 27 de novembro/2018
(terá um intervalo de duas semanas durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, para que os alunos possam acompanhar o evento)

DIAS DA SEMANA: Terças

HORÁRIO: 14h30 - 17h430

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$160,83
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$144,75

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
Apresentar os períodos-chave da história do cinema, que já ultrapassa os 120 anos. O estudo das escolas e tendências mais importantes permite compreender como o cinema ocupou o lugar de principal diversão de massas do século 20 até a popularização da TV, na década de 1960, e como, desde então, ele tem se adaptado às transformações do mercado e do grande público para continuar a exercer papel dominante no cenário do audiovisual, tanto no aspecto estético como no econômico.

A QUEM SE DESTINA:
Cinéfilos, estudantes de comunicação, profissionais do mercado audiovisual, pesquisadores do campo da arte e das humanidades.

METODOLOGIA:
Referências históricas, exibição de fragmentos de filmes, discussões sobre obras.

PROGRAMA

1 - Os "pré-cinemas" e o "primeiro cinema"
2 - A transição do cinema silencioso para o sonoro e a força da palavra
3 - O movimento neorrealista italiano
4 - A ideia de autor no cinema e a "nouvelle vague" francesa
5 - Os cinemas novos dos anos 1960 e o nosso Cinema Novo
6 - O cinema político e a emergência da "nova Hollywood"
7 - O vídeo e o "cinema eletrônico", precursor do "cinema digital"
8 - Tendências e perspectivas do século 21

DOCENTES

Sergio Rizzo
Jornalista, doutor em Meios e Processos Audiovisuais e Mestre em Artes e Cinema pela ECA-USP. Apresentador do canal Arte 1, crítico do jornal O Globo, colaborador da Folha de S. Paulo, e produtor associado da produtora Parece Cinema. Professor da Pós-Graduação em Roteiro para Cinema e Televisão da Faap. É membro dos comitês de seleção do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Em 2016 e 2017, participou da Bergman Week, na Suécia. Autor dos livros Cinema e Educação - 200 Filmes sobre a Escola e a Vida (Editora Segmento), Família e Educação - Quatro Olhares(Editora Papirus), além de diversas participações em coletâneas - como Cinema e Psicanálise (Editora nVersos), Os Filmes que Sonhamos (Lume), Futebol, Comunicação e Cultura (Unesp/Intercom), Coleção Folha Clássicos do Cinema (Editora Moderna/Folha de S. Paulo) - e em catálogos de mostras e retrospectivas dedicadas a cineastas como Ingmar Bergman, Woody Allen, Stanley Kubrick , Quentin Tarantino e irmãos Dardenne.