MENU
Imagem da área

Joalheria Iniciação

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 48 horas

PERÍODO: 26 de fevereiro a 18 de junho / 2018

DIAS DA SEMANA: Segundas

HORÁRIO: 14h30 – 17h30

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$332,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$298,80

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br 

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO: 
Introduzir os alunos ao universo da joalheria artesanal, desenvolvendo as técnicas fundamentais da ourivesaria através da confecção de peças em prata.

Apresentar-lhes a oficina de joalheria, ensinando-os a manusear as ferramentas e a usar o equipamento básico para a confecção de peças em metal. Os alunos aprenderão as principais etapas da produção de joias, da fundição e laminação à montagem e acabamento.

Possibilitar que os alunos atinjam considerável grau de autonomia no trabalho na banca de ourives para desenvolverem seus projetos com desenvoltura e segurança.

Incentivar a criatividade adequada à proposta de cada exercício.

A QUEM SE DESTINA:
Interessados em confecção artesanal de joias, sem experiência com trabalho em metal. Os alunos que desejarem prosseguir com o aprendizado das técnicas joalheiras contarão, no semestre seguinte, com o módulo II que dará continuidade ao programa com o desenvolvimento de peças mais complexas.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas e práticas onde o aluno confeccionará joias com o acompanhamento da professora. Cada aluno trabalhará em sua própria bancada, com atendimento individual e coletivo visando o desenvolvimento técnico pessoal e também o aprendizado através da troca de experiências. O aluno contará com infraestrutura completa devendo apenas providenciar prata para a confecção das joias (a professora indicará fornecedores na aula inaugural). Não é necessária a aquisição de ferramentas.

PROGRAMA

  • Metais: propriedades, ligas, pesagem e cálculo para a produção de ligas de prata e de ouro.
  • Formas básicas e preparo de material: uso de laminador manual, fieiras e instrumentos de medida.
  • Técnicas básicas de construção e acabamento: uso de serra, brocas, fresas, alicates, limas e lixas; recozimento, solda e decapagem; polimento, oxidação e acabamento fosco; cravação de pedra em lapidação cabochão (inglesa e com garras).

Peças a serem confeccionadas: pingente em chapa recortada, pingente ou chaveiro esculpido, conjunto de alianças, anel com pedra em cravação inglesa, par de brincos articulados e pingente com pedra em cravação com garras.

DOCENTES

Camila Fanchini Rossi
Designer formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, especialista em Computação Gráfica 3D pelo Centro Universitário Senac e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.

Atua no ramo da joalheria desde 1999, tendo se especializado através de cursos de gemologia na USP e de ourivesaria em ateliês e indústrias no Brasil e na Itália. Premiada em concursos como AngloGold Ashanti AuDITIONS e Prêmio IBGM de Design de Joias, participou de exposições coletivas nacionais e internacionais.

Fundadora do site de comércio de produtos de arte e design limonada-BIZ e professora assistente da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: design de joias e calçados, criação, produção e comunicação em moda.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.