exlem
MENU
Imagem da área

Labtêxtil – Experimentações Manuais em Tricô, Crochê, Bordado, Tear e Macramé

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 51 horas-aula
                                      
PERÍODO: 05 de abril a 07 de junho/2017

DIAS DA SEMANA: Terças e Quintas

HORÁRIO: 19h30 – 22h05

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$295,83
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$266,25

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br      

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO: 
Desenvolver o conhecimento de técnicas manuais e aplicá-las em áreas específicas de conhecimento.

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes e profissionais de áreas relacionadas à moda, arquitetura, artes, ao design ou aos interessados em geral.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas e práticas de cada técnica.

PROGRAMA

  • História e descrição das técnicas; Materiais; Teoria das cores; macramé; tear; bordado; Ponto Russo; crochê; tricô.
  • Introdução às Técnicas Manuais – teorias
  • Teoria das Cores: Nessas aulas o aluno aprenderá os princípios básicos de cores, cor luz e cor pigmento. Com exercícios práticos, o aluno vai desenvolver o olhar para novas combinações.
  • Bordado: Nessas aulas serão ensinadas as principais técnicas de bordado, os principais pontos e incentivada à criação e mistura deles, para a produção de bordados expressivos e criativos. Serão desenvolvidas técnicas de bordado e desenho para criar o trabalho autoral de cada aluno.
  • Tear: Nessas aulas o aluno aprenderá a técnica básica de tecimento, com um tear alternativo e através da trama e do urdume. Em cada aula será ensinado pontos e aplicações possíveis no tecido, de acordo com o objetivo de trabalho final de cada aluno.
  • Macramé: com um simples trabalhos de nós será possível desenvolver tramas, texturas e desenhos, sem uso de ferramentas.
  • Tricô: Nessas aulas cada aluno, em seu próprio tempo, desenvolverá amostras de diferentes pontos e aprenderá como utilizá-los em modelagens diferentes.
  • Crochê: Nessas aulas será ensinada a técnica do crochê, desde os conhecimentos básicos, aos principais pontos às maneiras de fazer texturas e formas variadas utilizando os pontos. Será incentivada a experimentação e a criação de trabalhos autorais utilizando a técnica

 

DOCENTES

Cristiane Eloisa Bertoluci
Estilista de tricô há 10 anos, professora há cinco. Formada em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul e atual mestranda do programa Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo.
Cursou Criação em Tricô no Atelier Knit-1 em Brighton, Inglaterra, em 2011. Ao retornar ao Brasil, iniciou um trabalho de resgate e valorização de técnicas manuais, envolvendo-as em instalações artísticas, cursos, encontros e consultorias.
Já expôs na Casa SinLogo e no evento Modefica Offline.

Flávia Lhacer
Formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, e mora em São Paulo, Brasil. Em 2009 teve uma livraria chamada Rainbow Room e depois disso se dedicou ao figurino e fez longas-metragens, séries, clips, editoriais e inúmeros filmes publicitários.
Em 2013 começou a dar aula na Novelaria, em SP e concentrou-se em bordar seus desenhos. Em seguida veio o convite do SESC Pompéia e naturalmente as aulas particulares e outros cursos em espaços especiais.
Participou dos coletivos Feito a Mão e Clube do Útero em que fez muitos encontros de técnicas manuais, intervenções no espaço urbano e trabalhos plásticos. Com seu bordado participou de duas exposições na Casa SinLogo, uma delas, como curadora.

Sarah Lopes
Artista têxtil, formada em Design de Moda e Tecelagem Industrial, trabalhou com confecção de roupas e atualmente dedica-se ao trabalho manual. Atua como professora de tear manual, bordado, ressignificação de roupas e intervenções têxteis.
Fez parte do coletivo Feito à Mão, onde fazíamos encontros de técnicas manuais, intervenções urbanas e artísticas. Já participou de exposições na Casa SinLogo, no evento Modefica Offline e Sé Galeria.

Tainá Denardi
Artista têxtil, formada em Psicologia pela PUC-SP,  apaixonada pelo fazer manual e pelos significados que carregam dedica-se ao trabalho manual. Atuando como professora de crochê, tricô e bordado ponto cruz em grade, em projetos sociais, eventos e instituições de ensino com oficinas técnicas e de intervenção têxtil. E como trabalho pessoal desenvolve instalações e esculturas utilizando crochê como técnica principal.
Fez parte do Coletivo TresPonto, do Coletivo Feito à Mão e atualmente faz parte do grupo Grão, sempre realizando projetos de ensino e valorização de técnicas manuais e têxteis e intervenções urbanas e artísticas. Com o trabalho pessoal participou de exposições coletivas na Casa SinLogo, no evento Modefica Offline e na Sé Galeria.

Carol Ozzi
Desde 2007 envolvida na produção de design de mais de 150 filmes de publicidade, música, curtas e grandes produções nacionais. Já trabalhou com diretores como André Godoi, Vellas, Jones+Tinos, Brenno Castro, Ian Ruschel e Mauricio Osaki. Trabalhou em clipes para bandas como Madrid, Holger, Aldo, Trupe Chá de Boldo e Copacabana Clube, os curtas Vintage (2007), Lembranças (2009), Canteiro de Margarida (2012), Elvis e Eu (2012), Eu e meu Neném (2012), Borra (2014) e Tronco (2015). Também em 2015 fez parte do filme Aurora, um filme de terror do diretor José Eduardo Belmonte.