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Marketing Político Digital nas Redes

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 30 horas

PERÍODO: 17 de abril a 22 de maio / 2018

DIAS DA SEMANA: Terças e Quintas

HORÁRIO: 19h – 22h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$192,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$172,80

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO:
Discutir estratégias sobre como fazer comunicação política profissional no ambiente da internet, por meio das redes sociais. As diretrizes são: conhecimento das redes, sujeitos e instituições mais atuantes; identificação e construção de canais; identificação e construção de narrativas; avaliação de conjuntura; formulação de conteúdo; argumentação; posicionamento; percepção de crise e oportunidades de inserção; formulação de redes de apoio e desconstrução de adversários.

A QUEM SE DESTINA:
Alunos dos campos de ciência política, ciências sociais, marketing, comunicação, relações internacionais e economia; candidatos a cargos públicos; profissionais do ramo de comunicação política; interessados por política em geral.

METODOLOGIA:
O curso tem uma carga metodológica expositiva, buscando apresentação de teorias, conceitos e prática, de forma a potencializar debates específicos, apropriado para a análise de casos concretos apresentados em sala de aula.

PROGRAMA

AULA 1

  • Apresentação do Curso e Discussão “Democracia na Contemporaneidade”

AULAS 2 e 3

  • Teoria da ação comunicativa: comunicação para consensos e comunicação para o sucesso (Habermas / Rezende Pinto)
  • Contexto: Modernidade x Pós-modernidade (Diversos autores*)
  • Verdade x Pós-verdade (boatos e noticias falsas na rede)
  • Apresentação e diagnóstico de personagens políticos
  • Para que fazer política nas redes? Exemplos de como se posicionam candidatos/políticos, instituições, secretarias e/ou movimentos sociais
  • Apresentação relatório Asa8 sobre a eleição para prefeito em São Paulo/2016.

AULAS 4 e 5

  • Mídia Tradicional x Mídia Digital: em que se diferenciam e se complementam nas campanhas (Suzana Salgado)
  • Monitoramento: Maneiras de acompanhar os conteúdos de interesse na internet e as ferramentas disponíveis
  • Debate sobre os tipos de lideranças (Weber)
  • Avaliação de conjuntura: Desenvolvimento da capacidade analítica a partir da leitura de acontecimentos presentes, considerando a atuação de diferentes players políticos e sociais. Essa avaliação exigirá que o aluno utilize uma compreensão abrangente do cenário, utilizando repertório variado de conhecimentos teóricos e passados, e que desenvolva o raciocínio e sensibilidade para identificar tendências sobre os rumos que determinadas situações podem tomar. Vamos discutir amplamente o que influencia o quê; causas e efeitos de determinadas escolhas políticas, ações sociais, partidárias e demais ações institucionais.
  • O que é ideologia? (Marilena Chauí)
  • Direita X Esquerda X Centro X Valores transversais (Bobbio)

AULAS 6 e 7

  • Debate sobre estratégias e posições políticas (Maquiavel)
  • Percepção de crise e oportunidades de inserção: Quando um acontecimento/notícia pode se alastrar contra o objeto ou mensagem que se pretende passar. Vamos discutir maneiras de combater eventuais ataques e criar novas oportunidades de inserção para que os efeitos negativos sejam diminuídos e que seja retomado o controle da situação de maneira mais positiva
  • Apresentação dos relatórios Medialogue sobre o comportamento dos congressistas e as redes sociais
  • Seeding
  • Argumentação e estratégia de posicionamento: afirmativa / neutra / cooptação / desconstrução / defensiva / denúncia / bem humorada / depreciação
  • Estilo de comunicação para cada rede: Texto curto / texto longo / compartilhamento de notícia / imagens / memes / outras artes / vídeos.
  •  A sociedade (e a política) do espetáculo (Debord) 
  • A representação do eu (e dos líderes) na vida cotidiana (Goffman)
  • Reputação 

AULA 8

  • Encerramento e Discussão “Política nas Redes versus Política Tradicional – Impactos na Democracia”

DOCENTES

Prof. Victor Dias Grinberg
Professor na Graduação de Relações Internacionais e Ciências Econômicas da Fundação Armando Álvares Penteado, Coordenador do Fórum FAAP de Discussão Estudantil. Mestrando em Comunicação na Contemporaneidade, com especialização na área de Processos Midiáticos, Especialista em Mídia, Política e Sociedade com ênfase em Comunicação e Graduado em Relações Internacionais com ênfase em Business. Habilitação na área de Marketing Digital - Redes Sociais, Social Marketing, Métricas e Otimização, especialmente na área de levantamento e análise de dados. 

Profa. Juliana Fratini
Cientista política com especialização em Globalização e Cultura pela FESP-SP, extensão em Políticas Públicas e Finanças pela Universidade de Chicago e mestranda pela PUC-SP.  Atua com eleições e análise de conjuntura política há mais de dez anos, tendo participado de mais de 30 campanhas digitais para governos municipais, estaduais, para o Senado e Governo Federal.