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Moda e Consumo: Tendências e Perspectivas

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 24 horas

PERÍODO: 15 de setembro a 06 de outubro/2018

DIAS DA SEMANA: Sábados

HORÁRIO: 9h30 – 17h00

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$190,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor:  6 parcelas de R$171,00

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
O curso busca oferecer ferramentas teóricas e práticas para que o/a aluno/a adquira repertório para o entendimento das perspectivas e panoramas das tendências de consumo para assim prospectar uma moda no futuro.

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes e profissionais interessados/as em Moda e estudo de tendências, professores/as, estilistas, jornalistas, publicitários/as. 

METODOLOGIA:
Aulas expositivas com apresentação e análise de recursos audiovisuais.

PROGRAMA

Aula 1
- Introdução aos conceitos de tendência e cultura consumo;
- O império do estilo e a fragmentação identitária;
- O estabelecimento da juventude como estilo de vida: internacionalização e novos hábitos de consumo na pós-modernidade.

Aula 2
- Rebeldia pronta para o consumo: moda, cinema, música e lazer;
- A cidade como palco para as performances de gênero e a sociabilidade: “tribos”, subculturas e contraculturas.

Aula 3
- Triunfo do eu: redes X mídias sociais como vitrine de narrativas individuais;
- Perspectivas de comunicação de moda.

Aula 4
- Difusão das tendências por meio das narrativas de moda (contexto nacional e internacional)

Aula 5
- Moda: meio de expressão de comportamentos e de consumo. 

Aula 6
- Estudos antecipatórios e metodologias de prospecção de futuro e sua relação com a moda; 
- As metodologias: a análise de tendências, a construção de cenários e a criação de narrativas.

Aula 7
- A relação da moda com o tempo;
- Discussão das possibilidades de se pensar uma moda no futuro. 

Aula 8
- Debate sobre futuro da moda, do consumo e dos novos comportamentos.

DOCENTES

Profa. Maíra Zimmermann
Doutora em História pela Unicamp, realizou estágio de doutoramento na London College of Fashion, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac, especialista em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida pela Universidade Anhembi Morumbi e bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora da graduação de Design de Moda e do curso de Produção Cultural (FAAP) e da pós-graduação Moda e Criação (FASM). É pesquisadora de Moda e Cultura, com ênfase nas discussões sobre cultura de consumo, juventude e gênero, além da área de Metodologia de Pesquisa. É autora do livro Jovem Guarda: moda, música e juventude (Estação das Letras e Cores; Fapesp, 2013), de “Minissaia: juvenilização da moda nos anos 1960”, em História e Cultura de Moda (Estação das Letras e Cores, 2011), além de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, como Fashion, Film and Consuption e Journal of Journalism and Mass Communication.

Profa. Maria Eduarda Araújo Guimarães
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Ciências Sociais e Direito, ambas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do curso de Design de Moda do Centro Universitário Senac. Desde 2013 é editora da Iara: revista de moda, cultura e arte. É líder do grupo de pesquisa em Cultura e Comportamento do diretório de grupos do CNPQ. Pesquisadora nas áreas de moda e consumo, com ênfase nas suas relações com a expressão das identidades e na construção dos estilos de vida nas metrópoles e também nos espaços de sociabilidade virtuais criados por meio das redes sociais.  Publicou artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, dentre eles: “Telenovelas: consumption and dissemination of a brazilian fashion” (em coautoria com Maria Claudia Bonadio), em Fashion Theory (Oxford, 2016) e “Moda, música e consumo: as identidades masculinas da periferia para o centro”, em Histórias do vestir masculino: narrativas de moda, beleza e elegância (Eduem, 2017).