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Moda Praia e Fitness: Planejamento de Coleção

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 36 horas

PERÍODO: 18 de agosto a 27 de outubro / 2018

DIAS DA SEMANA: Sábados

HORÁRIO: 9h – 13h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$236,67
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$213,00

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
Objetivo geral: o curso busca oferecer ferramentas práticas e teóricas para que o/a aluno/a adquira repertório para o desenvolvimento de uma coleção de moda praia e fitness compatível com as necessidades do mercado.

Objetivos específicos:
- Abordar cronologicamente as mudanças no traje de banho
- Apresentar fontes de pesquisa e dados do mercado sobre moda praia
- Tecnologia têxtil aplicada à moda praia
- Incentivar o desenvolvimento de processo criativo autoral
- Qualificar o aluno para o planejamento e desenvolvimento de uma coleção de moda praia e fitness

A QUEM SE DESTINA:
Profissionais da área de Design de Moda, estilistas, comerciantes, empresários/as, empreendedores/as e estudantes da área de Moda e Design com interesse em desenvolvimento prático de coleção de moda praia e fitness.

METODOLOGIA:
- Aulas expositivas com apresentação de recursos audiovisuais
- Aulas práticas em sala com auxílio de material de apoio (mostruário de tecelagens e empresas de aviamentos)
- Aula prática em sala com catálogos e revistas de moda para pesquisa
- Aula prática em laboratório de informática

PROGRAMA

Aula 1
- Abordar o espaço marítimo e suas mudanças: a paisagem, a praia como um espaço contemplativo para um espaço de lazer;
- Analisar cronologicamente as roupas de banho ao longo da história, a partir de um panorama a partir do final do século XIX (quando se usavam roupas de lã pesadas para proteger e esconder o corpo) até o século XX, quando surgiu o biquíni de duas peças;
- Conhecer como a moda praia potencializou novas tendências e criou outras formas de vestir nesses espaços: roupas pós-banho, roupa para praia e moda esportiva;
- Explorar os materiais utilizados na fabricação da roupa de banho ao longo do tempo, as silhuetas e modelagens, além dos aspectos relacionados ao corpo e ao espaço marítimo;

Aula 2
Fontes de pesquisa moda praia e fitness:
Potencial nacional;
Atemporalidade x tendências;
Bem-estar x fast fashion (perfil consumidor);               
Dados do mercado:
diferenças entre magazines e marcas;
nacional x exportação;
Coleções:
Diferenças geográficas;
Diferenças climáticas;
Calendário Moda e sua aplicabilidade (coleções específicas);
Marcas:
nacionais x internacionais;
Tecelagens: Apresentação do material usado e das principais bases têxteis.
*O material utilizado será explorado através de dados reais apresentados pela ABIT no setor, juntamente com material gráfico das tecelagens, cases e imagens referentes aos subtemas.

Aula 3
O desenvolvimento da aula será focado no material físico, exemplificando cada subtema com intenção de auxiliar o aluno a construir o conhecimento têxtil e aplicá-lo no desenvolvimento do produto posteriormente.
Tecnologia têxtil:
Bases para fitness e molhado (praia): poliamida/poliéster/elastano;
Bases tecnológicas e seco (praia): algodão/viscose/poliéster;
Tipos de tramas;
Acabamentos (costuras e tecnologias aplicadas);
Técnicas de Estamparia:
Cilindro; Localizado; Sublimação; Digital;
Diferenciais competitivos para o mercado:
Modelagens x matéria prima e nacional x importação;
Feiras: Nacionais e Internacionais.

Aula 4
A aula promoverá o conhecimento da prática do desenvolvimento do produto: como será desenvolvido, como será produzido, onde será comercializado e como será comercializado. Exercícios práticos através de desenhos e recortes auxiliarão na execução dos exercícios.
Calendário e cronograma:
como criar um calendário: verão x necessidades geográficas x outras estações;
Atacado e Varejo:
Antecipações e projeções x calendário;
Importação e Exportação
Canais de desenvolvimento - importação: China e Índia;
Canas de exportação: diferenciações para cada perfil de consumidor;
Canais de comercialização:
varejo/atacado – marcas / magazines – e-commerce;
Planejamento de coleção
Mix de produtos;
Esqueleto coleção – famílias, molhados x secos (praia), tops x bottoms (ginástica).

Aula 5
- Processo criativo
- Desenvolvimento de cartela de cores e estampas
- Escolha de materiais.

Aula 6
- Finalização da cartela de cores e estampas
- Definição dos materiais.

Aula 7
Cruzamento de linhas:
Fitness e Praia: desenvolvimento das duas linhas na mesma área;
Escolha de uma das duas linhas e/ou elaboração do desenvolvimento das duas.
Obs.: A proposta da aula é montar “coordenados”: top + bottom + saída (praia) e top + bottom + inteiro (fitness), definir números de peças.

Aula 8
Criação dos painéis com a proposta da coleção;
Obs.: Os painéis poderão ser construídos através de colagens virtuais ou manuais.

Aula 9
Apresentação da Coleção
Encerramento com as duas professoras para discussão de portfólio

DOCENTES

Ana Tassi
Mestre em Têxtil e Moda pela EACH/USP, especialista em  Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac e graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Atua como docente na área de criação/planejamento e desenvolvimento de coleção há sete anos em cursos de graduação em instituições como Senac, Anhanguera e pós graduação no IPOG. Na área profissional possui experiência como designer há quinze anos atuando com criação e desenvolvimento de coleção nas linhas: feminina, moda praia e fitness passando por grandes empresas do varejo como Marisa e Riachuelo.

Joana Carolina Schossler
Doutora em História pela Unicamp com formação complementar em administração e proteção do patrimônio pelo Institut National du Patrimoine (INP/Paris). Atualmente é pós-doc na UNICAMP, onde pesquisa com financiamento da FAPESP as tipologias de casas de veraneio no Rio Grande do Sul. Suas pesquisas também dedicam-se a prática cultural do veraneio no século XIX e XX, com ênfase em sociabilidades e lazeres, imagens, vestimenta, paisagens, urbanismo e patrimônio. Em 2015 foi assessora de pesquisa para a exposição “Tous à la plage” (CITÈ/PARIS). É autora do livro História do veraneio no Rio Grande do Sul (Paco Editorial, 2013) e artigos relacionados as práticas culturais à beira-mar. Em 2010 sua pesquisa sobre os banhos de mar terapêuticos no Rio Grande do Sul recebeu o prêmio Rubens Maciel de História da Medicina, oferecido pela AMRIGS.

Monayna Pinheiro Monayna Pinheiro
Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (Unip), possui mestrado profissional em Estética e Gestão de Moda pela Universidade de São Paulo, especialista em Estética e Gestão de Moda (ECA-USP) e formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). É docente da área de Moda do Senac (Unidade Penha), professora da disciplina de Planejamento de Coleção e Desenvolvimento de Coleção na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Desenvolvimento de Coleção na Pós-graduação de Moda & Criação da Faculdade Santa Marcelina. Também ministra cursos no SESC e Escola Panamericana de Artes, nos cursos de Planejamento de Coleção, Gestão de Produto e Visual Merchandising. Trabalhou na área de desenvolvimento de produto em marcas como AVB, Bureaux Paulista e Apego e Reobote.