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O negócio da moda em tempos de crise: o que fazer para atrair e reter o “novo” consumidor

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 24 horas-aula

PERÍODO: 15 a 24 de maio/2019

DIAS DA SEMANA: Segunda a sexta

HORÁRIO: 19h10 - 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$ 190,67
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$ 171,60

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br     

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
Proporcionar ferramentas, técnicas e conhecimento prático para que o aluno seja capaz de:
- Definir o propósito da marca para qual ele trabalha ou para quem ele pretende trabalhar;
- Desenhar seu público-alvo – através da técnica de desenho de persona -;
- Aprender como “aterrizar” as tendências internacionais de forma a atender seu mercado;
- Desenvolver/comprar coleções comerciais que tenham êxito;
- Utilizar o visual merchandising para aproximar o cliente da marca;
- Treinar a equipe no processo de vendas e no pós-vendas;
- Desenvolver uma comunicação digital adequada aos objetivos do negócio

A QUEM SE DESTINA:
Donos de lojas multimarcas, empreendedores do setor, profissionais das áreas de administração, comunicação e marketing digital, estilo, produto, planejamento de demanda, gestão de varejo, consultoria de imagem e visual merchandising.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, vídeos e trabalhos práticos.

PROGRAMA

Aula 1 - Propósito de marca e seu papel no desenvolvimento/compra de coleções
Branding

  • Quem é a marca?
  • Por que ela existe?
    O que a faz única?
  • Qual é a sua mensagem?
  • Para quem a sua marca vende? Expectativa x Realidade
  • Fórmula para lançamento/compra de coleções
    • PPCC: Pesquisa / Planejamento / Compras / Cronograma
    • Pesquisa de tendências direcionada (o que o seu público realmente compra?)

Aula 2 – Como desenvolver/comprar uma coleção de sucesso?

  • A importância da análise dos dados de vendas de coleções anteriores;
  • O papel do painel de tendências da temporada – “moodbaoard” como ferramenta para ter uma coleção com peças que conversem entre si;
  • Como montar uma cartela de cores alinhada com as tendências e com as apostas da marca;
  • Como otimizar o uso de matérias-primas na criação de famílias dentro da coleção;
  • Como desenvolver um mix de produto que atenda seu público-alvo.

Aula 3 – A construção do VM a partir do conceito de “customer centricity”

  • De mãos dadas com o propósito da marca em colocar o consumidor no centro da experiência de consumo:
    • O caminho natural dentro da loja;
    • Pontos frios e pontos quentes;
  • Desde o letreiro até o caixa, sem ruídos
    • Vitrine;
    • Áreas de exposição;
    • Provador;
    • Caixa
  • Retail design
    • Mobiliário ideal;
    • Metragem;
    • Manequim;
    • Expositores
  • VM sensorial: a importância dos sentidos na compra
  • Iluminotécnica: a alma para valorização do produto na exposição e no corpo dos clientes

Aula 4 - A importância da conexão do Visual Merchandising com o mundo da tecnologia e da comunicação digital

  • Mídias Sociais: como ter uma loja “instagramavel”
  • Tecnologias para o varejo:
    • Controle de fluxo de pessoas;
    • Wi fi monitorado;
    • Contador de fluxo;
    • Mapa de calor;
    • Face recognition.
  • Experiência prática: Guide shop Amaro Pátio Higienópolis

 
Aula 5 - O essencial para melhorar a performance do seu negócio através da melhoria da experiência de compras do seu cliente

  • Como conhecer melhor seu cliente, utilizando ferramentas de consultoria de imagem e estilo
    • Tipo de corpo;
    • Estilo de vida;
  • Como formar a imagem perfeita
    • Linhas e formas na composição da imagem;
    • O poder dos acessórios
  • Como combinar tecnicamente as cores

Aula 6 - Técnicas de vendas e pós-vendas que realmente funcionam

  • Quando mesmo começa a venda?
  • O caminho dentro da loja: um labirinto cheio de pistas;
  • Gostou do meu “look”? Da venda de peças isoladas a oferta de soluções de moda
  • Do provador ao caixa, um sonho que não pode parar;
  • Você vai vir no meu cocktail? Relevância e constância na comunicação;
  • Como montar uma estratégia de pós-vendas que traga resultados para o negócio.

Aula 7 e 8 - Como usar a comunicação digital para alavancar suas vendas e criar um relacionamento positivo com seus clientes?

  • Seguidores x Engajamento
  • Como identificar a mídia ideal para sua marca?
  • Como engajar seu público alvo – persona
  • O que é storytelling? Qual importância e como construir um storytelling
  • Quem é o porta voz da marca?
  • Quais são as ferramentas: Banco de imagens free/ App de tratamento / app de gestão de postagens/ chatbot

DOCENTES

Patrícia Loureiro
Consultora e coaching especializada em treinamentos presenciais e online para a área de moda, atuando no Brasil e no México com clientes de lojas multimarcas e monomarcas, bem como com marcas voltadas para o atacado em processo de abertura de lojas próprias, atendendo entre outros clientes Bobstore, MOB, Morena Rosa, Murau no Brasil, além de MaxMara e Grupo Julio no México.
Professora na Pós-graduação em Produção de Moda e Styling no SENAC – Instituto de Ensino Superior do Serviço Nacional do Comércio, responsável pela cadeira de Consultoria de Imagem e Moda. Professora especialista no MBA em Gestão de Luxo da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Professora idealizadora de cursos de moda no Núcleo de Cultura, Moda e Beleza da FAAP. Pós-graduada em Consultoria de Imagem pelo Centro Universitário Belas Artes com MBA em Varejo e Consumo pelo Programa de Varejo da USP FIA/PROVAR e Formada em Coaching Transformacional pela universidade Tecnologico de Monterrey, no México.