exsmrc
MENU
Imagem da área

O Sistema Multiportas de Resolução de Conflitos - "Multi-door Dispute Resolution"

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 20 horas-aula

PERÍODO: 11 de abril a 16 de maio/ 2019

DIAS DA SEMANA: Quintas

HORÁRIO: 19h10 – 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 5 parcelas de R$172,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 5 parcelas de R$154,80

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br     

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
O curso tem por finalidade oferecer os conceitos e os princípios fundamentais da negociação, da mediação e da arbitragem, como métodos adequados de solução de conflitos.
É um dos poucos cursos atuais que trata em conjunto dos principais métodos de solução de conflitos não adstritos ao Poder Judiciário. 

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes, bacharéis, advogados e profissionais de áreas correlatas que buscam aquisição de conhecimento e atualização profissional.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas e dialogadas, estimulando a participação e a interação com os alunos.

COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO:
Prof. Me. Mário Luiz Sarrubbo - (Currículo Lattes)

PROGRAMA

Aula 1:
Técnicas de Negociação – Parte I
Introdução às técnicas de negociação, conceitos básicos da negociação distributiva e metodologia de Harvard, pontos fundamentais da negociação.

Aula 2:
Técnicas de Negociação – Parte II
Etapas e variáveis cruciais da negociação

Aula 3:
Mediação e Conciliação como Política Pública de Justiça
Núcleos, Centros Judiciários, Câmaras Privadas, visão do novo CPC e da Lei da Mediação.

Aula 4:
Arbitragem
Disposições gerais, arbitrabilidade objetiva e subjetiva, convenção de arbitragem: cláusula compromissória e compromisso arbitral, cláusulas cheias e vazias, eficácia positiva e negativa da cláusula compromissória, ação do art. 7º da Lei de Arbitragem, arbitragem institucional e ad hoc.

Aula 5:
Arbitragem
Autonomia da cláusula compromissória, princípio kompetenz-kompetenz, tutelas cautelares e de urgência, procedimento arbitral, árbitro, provas e a sentença arbitral.

DOCENTES

Prof. José Roberto Neves Amorim
Diretor e Professor Titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da FAAP; Doutor e Mestre em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito da PUC/SP; Advogado; Desembargador aposentando do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ (2011-2013); Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – NUPEMEC (2013-2016); Autor de diversas obras Jurídicas.

Profª Vera Cecília Monteiro de Barros
Advogada. Sócia de Selma Lemes Advogados, com atuação em arbitragens domésticas e internacionais. Graduada em Direito pela PUC/SP. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Mestre e Doutorada em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (FADUSP). Professora de Técnicas de Negociação e Arbitragem na FAAP. Mediadora capacitada pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil - IMAB. Relatora do Tribunal de Ética e Disciplina III da Ordem dos Advogados de São Paulo (TED III). Membro do Comitê de Coordenação da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Comissão das Sociedades de Advogados. Árbitra e Mediadora da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da CIESP/FIESP. Árbitra e Mediadora da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Comissão das Sociedades de Advogados. Árbitra da Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira (CARB). Autora de diversos artigos jurídicos na área de arbitragem.

 “A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.”