lvoc
MENU
Imagem da área

Oficina de Comunicação Aplicada à Mediação de Conflitos, Conciliação e Negociação

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 4 horas

PERÍODO: 13 de setembro/2018

DIAS DA SEMANA: Quinta

HORÁRIO: 18h – 22h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 2 parcelas de R$120,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 2 parcelas de R$108,00

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sjc@faap.br                 

CAMPUS: São José dos Campos

OBJETIVO
Proporcionar aos interessados uma reflexão ampliada do tema por meio de exposição das técnicas de comunicação ensinados por Marshall Rosenberg, onde serão tratados aspectos da comunicação eficiente baseada na linguagem da compaixão, cujo processo se realiza por meio da conexão empática uns com os outros e consigo mesmo. O estudo deste incrível tema apresenta processo de estratégias inclusivas, de pertencimento e empoderamento de todos os envolvidos.  A comunicação não-violenta transforma relações na medida em que melhora a comunicação, proporciona condições para se enfrentar melhor os conflitos num processo constante de movimento, o que resulta numa profunda transformação pessoal. Assimilados os conceitos, as técnicas poderão ser aplicadas em vários núcleos sociais, tais como, empresas, famílias, escola etc.    

A QUEM SE DESTINA:
Interessados na área de resolução de conflitos, com atuação judicial e extrajudicial. Advogados, estagiários inscritos na OAB, bacharéis em direito, conciliadores, mediadores e serventuários da justiça. Membros do Ministério Público e Magistratura.
Graduandos e graduados de qualquer área de conhecimento.

METODOLOGIA:
Workshop
Conversa em roda contemplando a análise da “Comunicação não-violenta”, com duração aproximada de 4 horas, num contexto  intimista com no máximo 30 pessoas, onde as mensagens serão refletidas no grupo, possibilitando o estudo sob todos os ângulos.

Coordenação dos cursos de extensão e Pós-graduação em Direito
Prof. Me. Mário Luiz Sarrubbo (Currículo Lattes)

PROGRAMA

Parte 1 da Oficina: Conciliação, Mediação e Negociação.
Descrição dos métodos não adversariais de solução de conflitos e a interface com a comunicação não-violenta.

Parte 2 da Oficina: Comunicação não-violenta
Serão abordadas questões voltadas para aprimorar os relacionamentos interpessoais, utilizando-se da experiência de Marshall Rosemberg, psicólogo clínico e criador do método da comunicação não-violenta. Serão analisados padrões de pensamento que conduzem a discussões, raiva e depressão, como medida de resolver os conflitos com os outros pacificamente; criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação. O estudo é aplicável a centenas de situações que exigem clareza na comunicação - em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

DOCENTES

Profª Rosangela Landucci Mafort Vieira (professora convidada)
Advogada, Psicóloga, Mediadora de Conflitos com pós-graduação em mediação de conflitos pela Escola Paulista de Magistratura, professora convidada pela FAAP de São José dos Campos. Fundadora da 1ª Comissão de Mediação de Conflitos do Vale do Paraíba, OAB-SJC/SP - gestão 2013-2015.

“A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.