exola
MENU
Imagem da área

Oficina Literária para Arquitetos

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 21 horas-aula

PERÍODO: 27 de março a 15 de maio/ 2019

DIAS DA SEMANA: Quartas

HORÁRIO: 14h – 17h35

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 5 parcelas de R$164,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 5 parcelas de R$147,60

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO:
Melhorar a comunicação de estudantes e profissionais da arquitetura, sobretudo por escrito.

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes de Arquitetura e arquitetos já formados.

PRÉ-REQUISITO:
Ser estudante ou graduado em Arquitetura.

METODOLOGIA:
Leitura de textos literários, jornalísticos e técnicos. Exercícios de compreensão de texto, de escrita e de desenho. Exibição de trechos de alguns filmes sobre a temática.

PROGRAMA

Aula 1 – Por que saber escrever é importante?
Em um mundo cada vez mais digital, a escrita se torna um diferencial estratégico para a evolução profissional. Falaremos sobre como a escrita auxilia na organização de ideias, como critérios como objetividade e clareza vêm sendo valorizados e a importância da escrita para a comunicação rápida, concisa e clara, tão demandada nos dias de hoje.

Aula 2 - A etiqueta da escrita.
Como se comunicar digitalmente de maneira adequada e sem criar ruídos. Quando e de que maneira usar e-mail e WhatsApp na relação com superiores, subordinados, colegas e clientes. Dicas para posts digitais e redes sociais. Exercícios práticos.

Aula 3 - Clássicos da arquitetura.
As principais obras escritas por arquitetos e seu impacto na carreira e produção deles, como Rem Koolhaas. Livros de críticos de arquitetura e sua contribuição para a reflexão sobre a arquitetura contemporânea, como Paul Goldberger.

Aula 4 -  Descrição.
A escrita pode nos transportar a espaços, existentes ou não. A importância do texto descritivo na apresentação de projetos arquitetônicos e no registro da produção profissional. Como criar percursos na apresentação escrita de projetos. Exercícios práticos.

Aula 5 – Narrativas.
Como estruturar discursos e encadear fatos e acontecimentos. O texto jornalístico como parâmetro da escrita objetiva, seus subgêneros, reportagens longas, textos curtos e crônicas. Exercícios práticos.

Aula 6 - Ensaios e artigos.
A criação do texto opinativo e ensaístico, como criar panoramas abrangentes para tratar de temas e personalidades com maior profundidade. Exercícios práticos.

Aula 7 - A argumentação estratégica.
Trabalharemos o texto dissertativo argumentativo para exercitar a apresentação e defesa de ideias com base em argumentos. Como o bom encadeamento de argumentos, amarrados a uma conclusão, contribuem positivamente na defesa de projetos e convencimento de clientes e superiores. Exercícios práticos.

DOCENTES

Profa. Mariana Machado de Barros
Mariana Barros é jornalista com passagens pelas redações de Folha de S. Paulo, Veja São Paulo e Veja. É coautora do livro “DNA Paulistano” (Publifolha, 2009) e vencedora do Grande Prêmio Folha de 2008. Foi editora das revistas aU (Arquitetura e Urbanismo) e Wish Casa. É criadora do Esquina, plataforma sobre cidades que tem site em parceria com o Estadão e realiza encontros e conteúdo multimídia.