expecc
MENU
Imagem da área

Perícias de engenharia

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 120 horas-aula

PERÍODO: a definir

DIAS DA SEMANA: a definir

HORÁRIO: a definir

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br     

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO
• Atuar em Engenharia Legal de forma fundamentada, tanto no âmbito técnico-científico quanto no atendimento à legislação em vigor;
• Aplicar de forma conjunta conhecimentos técnico-científicos para a obtenção de prova pericial de engenharia no ambiente judicial;
• Caracterizar as principais patologias em edificações e equipamentos associados à construção civil.

CURSO INDICADO PARA:
Engenheiros e arquitetos que pretendam atuar como peritos judiciais, assistentes técnicos ou consultores, graduados em Direito, estudantes de Engenharia e Arquitetura.
OBS.: ressalva-se que as Perícias de Engenharia competem aos profissionais inscritos no sistema CONFEA/CREA e no CAU.

DINÂMICA DO CURSO:
Aulas expositivas com aplicação dos conceitos em exercícios práticos. Apresentação de estudos de caso e peças técnicas empregadas em processos judiciais, incluindo aulas em laboratório.

PROGRAMA

  • Engenharia legal e Direito aplicada às perícias judiciais
  • Perícias de engenharia na construção civil
  • Patologias em sistemas construtivos
  • Patologias em instalações prediais
  • Patologias em sistemas de combate a incêndio em edificações
  • Engenharia Diagnóstica
  • Perícias em máquinas, equipamentos e instalações em geral
  • Perícia Ambiental
  • Perícia judicial em Ações Reais Imobiliárias
  • Atuação e ética profissional no ambiente judicial
  • Elaboração e redação de laudos periciais

DOCENTES

Eng. Msc. Ricardo dos Santos Ferreira Gonçalves (Coordenação)
Engenheiro Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado em 1981. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FIAM-FAAM. Professor vinculado à FAAP em cursos de pós-graduação e extensão. Especialista em Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho pelo PECE-USP e em Docência no ensino superior pela FMU; integrante da comissão técnica do CB-02 da ABNT na elaboração e revisão das normas brasileiras de Inspeção Predial, NBR 16280, NBR 5674 e NBR 14037; atuação como perito judicial e assistente técnico em varas cíveis e federais desde 1991. Consultor independente em engenharia e manutenção predial aplicada a edificações em condomínio. Instrutor da Universidade SECOVI-SP. Palestrante do CRECI-SP, SECOVI-SP e AABIC. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5618947634740927

Engª Msc. Cristiana Furlan Caporrino
Engenheira Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente doutoranda na mesma área e instituição. Sócia-diretora da Furlan Engenharia e Arquitetura, empresa especializada em projetos e obras. Professora de pós-graduação no Instituto Mauá de Tecnologia, nas disciplinas Gerência de Projetos de Engenharia e Logística de Canteiros de Obras, e, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), das disciplinas de graduação Concreto Armado II, Concreto Protendido e Alvenaria Estrutural e da disciplina de pós-graduação Patologias em Alvenarias e Revestimentos Argamassados. Na pós-graduação da Funorte, ministra as disciplinas Estruturas Metálicas I e II e Análise de Estruturas de Concreto por meio de Software. Administra um blog acadêmico no qual divulga novas tecnologias, além de discutir temas teóricos de várias áreas da engenharia. Ministra palestras e cursos e possui vasta experiência em projetos estruturais, tendo participado de projetos de barragens, indústrias, refinarias de petróleo, hospitais e empreendimentos corporativos, além de projetos em mineração, aviação civil, comércio e infraestrutura.

Eng. Msc. Hélio Narchi
Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP, mestre em engenharia hidráulica POLI-USP, professor de cursos de graduação na Escola de Engenharia Mauá, graduação e pós-graduação da FAAP; atua há mais de 35 anos nas áreas de saneamento e meio-ambiente nos setores público e privado, com ênfase em empreendimentos imobiliários.

Eng. Msc. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto
Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins em 1980; pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP em 2002; mestre em Habitação na área: Tecnologia das Edificações pelo IPT - 2007; membro docente dos cursos de pós-graduação em perícias de Engenharia e Avaliações e Engenharia Diagnóstica em edificações em convênios diversos. Professor convidado do curso: Gerenciamento de ativos imobiliários corporativos FDTE/CoreNet; autor e coautor de livros e artigos técnicos sobre Engenharia Diagnóstica em edificações e Inspeção Predial, Manutenção Predial com premiação em alguns títulos no COBREAP e Instituto de Engenharia; vice-presidente de atividades técnicas do Instituto de Engenharia; perito judicial militante na capital de São Paulo e região metropolitana, além de atuar como assistente técnico junto a renomados escritórios de advocacia na região Sul e Sudeste; Diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.

Eng. José Eduardo Granato
Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia Industrial e Civil de Itatiba-SP (1978); consultor técnico das especialidades de produtos químicos para construção, materiais e sistemas de Impermeabilização, patologias de concreto armado, patologias de fachadas, patologias de pisos industriais, recuperação estrutural, reforço estrutural com fibras de carbono, macro fibras sintéticas, aditivos para concreto, atuando há 44 anos como profissional nas atividades especificadas. Professor de cursos técnicos de impermeabilização e patologia das construções na AEA- Academia de Engenharia e Arquitetura, ABCP, CREAs, IBRACON, IAB e diversas associações de engenharia e arquitetura; professor de pós-graduação em engenharia diagnóstica no INBEC na disciplina de efeitos de umidade nas edificações e no Instituto IDD- Instituto Daher De Lucca, nas disciplinas de produtos para recuperação estrutural, patologia de pisos industriais e impermeabilização; autor de publicações sobre patologia das construções e sistemas de impermeabilização; apresentação de mais de 30 trabalhos técnicos em Simpósios e Congressos no Brasil e no Exterior, nas atividades de impermeabilização e patologia das construções.

Eng. Luiz Paulo Orelli Bernardi
Engenheiro Civil, bacharel em Administração de Empresas e Direito; pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Mestre pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Governo do Estado de São Paulo – IPT / USP; Mestre Practicionner e Trainner Training em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguistica – SBPNL; Life e Executive Coach pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), instrutor e palestrante da UNIVERSIDADE SECOVI, sendo credenciado como conferencista licenciado pela ABR - Accredited Buyer’s Representative dos E.U.A. e instrutor certificado pela TRC – Transnacional Referral Certification. Professor de diversos cursos de MBA e de pós-graduação no Brasil e no exterior, tendo coordenado inúmeros cursos nas mais variadas Instituições de Ensino em nível de pós-graduação; palestrante profissional, sendo autor do livro Marketing e Direito pela Editora Pulso, como também de diversos artigos de livros na área motivacional.

Eng. Oswaldo Boccia Junior
Engenheiro Eletricista formado pela Escola de Engenharia Mauá (1977) e pós-graduado em Avaliação e Perícias de Engenharia; consultor de engenharia elétrica (instalações elétricas, geradores, elevadores); especialista em instalações elétricas prediais; professor de cursos técnicos em eletrotécnica e graduação de engenharia elétrica; coordenador de projetos; assistente técnico e perito judicial; professor do Instituto de Engenharia no curso de Inspeção e Auditoria em instalações elétricas prediais; secretário da Divisão de Instalações Elétricas do Instituto de Engenharia; conselheiro suplente do CREA-SP.

Engª Stella Marys Della Flora
Engenheira Civil pela FAAP em 2012, pós-graduada em Engenharia Diagnóstica – Patologia e perícias na construção civil pelo INBEC, especialista em Engenharia Diagnóstica e Inspeção Predial com trabalhos de vistorias, inspeções, auditorias e perícias realizados para as construtoras e incorporadoras tradicionais do mercado brasileiro. É coordenadora da Divisão de Patologia das Construções do Instituto de Engenharia, além de sócia e perita no Gabinete de Perícias Gomide.

Wagner Luís Cardoso Mora
Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo, graduado em Administração de Segurança Pública pela Academia Militar do Barro Branco (1988), bacharel em Ciências Jurídicas pela FMU (1992), Bombeiro Oficial pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com complementação da formação de bombeiros pela FATEC (1990); possui mestrado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (2009) e doutorado “Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública” (2012); professor da Universidade Metodista do ABC no curso de Gestão Pública e Segurança Pública; professor da Escola Superior de Bombeiros (ESB); membro da ABNT do comitê CB 24; membro do Grupo de estudos de segurança contra incêndios da FIESP; autor de diversos artigos científicos na área de segurança contra incêndios; consultor na Moscardo Engenharia Ltda.

Eng. Marco Antônio Gullo
Engenheiro Civil, mestrando em Tecnologia da Habitação pelo IPT, pós-graduado em Perícias de Engenharia e Avaliações, pós-graduado em Administração de Empresas, diplomado em cursos de extensão em Patologias Construtivas e Avaliações de Imóveis; diretor de cursos do Instituto de Engenharia - IE e ex-coordenador da Câmara Técnica de Perícias em Edificações do IBAPE/SP; docente em cursos de especialização e pós-graduação do IE e do Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC; coautor de livros enfocando Engenharia Diagnóstica; assistente técnico judicial; consultor técnico de renomadas empresas de construção; carreira desenvolvida mediante construção e fiscalização de 180 mil m² de empreendimentos prediais; participação como consultor em importantes veículos de comunicação, entre os quais Folha de São Paulo, Editora Abril, R7 e Rede Globo; sócio diretor da MG CONSULT.