exrmr
MENU
Imagem da área

Reciclagem de Materiais e Resíduos

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 20 horas-aula

PERÍODO: 7 de maio a 4 de junho/2019

DIAS DA SEMANA: Terça-feira

HORÁRIO: 19h10 - 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 4 parcelas de R$ 221,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 4 parcelas de R$ 198,90

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO: 
Apresentar e debater os impactos relacionados à geração e indicar os critérios de classificação dos resíduos sólidos industriais e urbanos. Indicar as principais formas de disposição dos resíduos sólidos. Descrever os principais processos de reciclagem de materiais e resíduos sólidos, indicando os principais equipamentos, insumos, variáveis de controle e produtos obtidos. Discutir os principais aspectos relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas principais implicações sob o enfoque das responsabilidades e atribuições atribuídas.

A QUEM SE DESTINA:
Pessoas interessadas em conhecer e/ou desenvolver ações associadas à reciclagem de materiais e resíduos sólidos.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, apresentação de vídeos e de estudos de caso.

PROGRAMA

Impactos ambientais, econômicos e sociais dos resíduos sólidos no ambiente urbano. Classificação dos resíduos sólidos industriais e urbanos. Formas de disposição de resíduos: aterros, incineração e compostagem. Processamento de resíduos sólidos na construção civil, tijolos e entulho. Processos de fabricação e de reciclagem dos seguintes materiais e/ou resíduos: alumínio; cobre; aço; escória de siderurgia; areia de fundição; vidros; pilhas e baterias; polímeros; pneus; isopor; papel; embalagens cartonadas; resíduos hospitalares. Discussão sobre os principais aspectos contidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Apresentação de estudos de caso.

DOCENTES

Claudio Parra De Lazzari
Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pesquisador e Professor de ensino superior há 15 anos. Na FAAP, atuando como docente dos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Engenharia. Pesquisador do Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ex-Diretor da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Coordenador técnico e membro de comissões julgadoras de prêmios de reconhecimento. Consultor técnico em projetos de engenharia e gestão. Laureado com diversos prêmios de reconhecimento e de mérito científico.