exsv
MENU
Imagem da área

Semiótica visual: objetos, práticas e olhares

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 36 horas-aula

PERÍODO: 09 de fevereiro a 13 de abril/2019

DIAS DA SEMANA: Sábado

HORÁRIO: 09h - 12h35

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$ 170,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$ 153,00

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.rp@faap.br                    

CAMPUS: Ribeirão Preto

OBJETIVO
Propõe  apresentar aos alunos e profissionais de Artes, Letras, Comunicação e Humanidades os fundamentos teórico-metodológicos necessários à análise e a descrição de textos visuais, verbo-visuais e sincréticos, sob a perspectiva da semiótica francesa ou greimasiana, com ênfase na sua aplicação às diferentes semióticas-objeto: pintura, fotografia, quadrinhos, texto publicitário, etc.

A QUEM SE DESTINA:
Graduandos ou graduados em Artes, Letras, Comunicação ou disciplinas de Humanidades, interessados na significação visual, que desejem conhecer ou ampliar seus conhecimentos acerca do tema.

METODOLOGIA:
Abordagem teórica teórico-metodológica a semiótica francesa ou greimasiana, proposta por Algirdas Julien Greimas e seus colaboradores.

PROGRAMA

  • Semiótica plástica ou visual: fundamentos;
  • Categorias de análise do enunciado visual;
  • Plano do conteúdo e plano da expressão: compreendendo o semissimbolismo;
  • Objetos e práticas semióticas;
  • Análise e descrição da significação em textos visuais;
  • Estudos de caso: a enunciação visual na pintura, na fotografia, nos quadrinhos, no texto publicitário, etc.

DOCENTES

Profa. Dra. Cintia Alves da Silva
Doutora e mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, câmpus de Araraquara (SP). Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora na área de Semiótica do discurso. Realizou estágio doutoral (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE / CAPES) no Centre de Recherches Sémiotiques (CeReS) da Université de Limoges, França (2014-2015), sob a supervisão do Prof. Dr. Jacques Fontanille. Foi editora adjunta dos CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada (2014-2017). Tem formação em produção editorial pela Universidade do Livro (Unil), da Fundação Editora da Unesp, e em produção editorial de livros didáticos, pela LabPub. É autora de As cartas de Chico Xavier: uma análise semiótica, publicado pelo selo Cultura Acadêmica (Editora Unesp), fruto de sua pesquisa acerca da prática psicográfica no Brasil e do impacto dessa forma de escrita no mercado editorial brasileiro. Atualmente, é editora de linguagens na Texto e Forma Conteúdo Educacional. Dedica-se à edição e à gestão de projetos e processos editoriais.