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Sketchup e Layout Essencial: Estudo, Apresentação e Fabricação Digital

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 30 horas

PERÍODO: 20 de março a 22 de abril/2019

DIAS DA SEMANA: Segunda e Quarta

HORÁRIO: 14h - 17h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas R$ 206,67
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas R$ 186,00

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br  

CAMPUS: São Paulo - Sede

OBJETIVO: 
Introduzir os conceitos da modelagem, representação gráfica digital em um ambiente híbrido 2D e 3D utilizando o Sketchup e Layout. Iniciar o aluno no universo “Maker” e da colaboração.

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo, design, moda, artes visuais, cinema, animação, rádio e TV, engenharia e público em geral.

METODOLOGIA:
Abordagem teórica e prática sobre os temas, com exercícios em aula.

PROGRAMA

SketchUp Essencial

1. Fundamentos e ferramentas
• Modelagem e Edição
       I. Diferenças e características das Versões de Sketchup (Educacional, FREE, PRO, WEB e VIEWER)
       II. Técnicas fundamentais de Desenho, Modelagem, Edição, Estilo e Navegação.
       III. Ferramentas de construção: Utilizando corretamente os planos, eixos e transferidor.
• Edição do modelo
       I. Mover, Rotacionar Escalar
       II. Cópia, Cópia Múltipla e Array
       III. Cópia equidistante
       IV. Extrusão (puxa e emprurra)
       V. Siga-me

2. Organizando Corretamente a informação da construção e do modelo
• Grupos, Componentes e Layers
• Estrutura e hierarquia em modelos complexos (outliner)
• Modelagem de Sólidos e Terrenos
       I. Ferramentas de Sólidos (operações boleanas)
       II. Modelagem de terrenos (caixa de areia)
• Geolocalização e estudos de sombra
       I. Adicionando Localização (Geolocalização de modelos e terrenos)
       II. Posição Solar e iluminação natural

3. Visualização e Apresentação
• Estilos de faces e arestas (utilização e criação)
• Planos de seção (vistas, cortes e plantas)

4. Vistas, Câmeras Cenas
• Exibições: Câmeras paralelas, vistas ortogonais e isométricas
• Perspectivas
• Posicionamento de câmeras e ângulo de visão
• Animação de cenas
• Percorrer a cena: Walk Thru
• Adaptar à foto (Photo Match): Foto Inserção de Modelos. Modelando a partir de fotos e croquis
• Preparando o modelo e vistas para o Layout

Layout Essencial – Apresente seus modelos e projetos de forma profissional

5. Layout Conceitos e Técnicas
• Configurar o documento: dimensão de folha, margens e textos automáticos
• Inserir viewports e modelos de um ou mais arquivos de Sketchup
• Escalas e Escala Gráfica
• Sincronizando Cenas e Estilos
• Anotações de projeto:
       I. Estilos de Dimensão e Cotas
       II. Estilos de Texto
• Tabelas, Notas e imagens
• Níveis de detalhamento
• Estilos de Forma: Peso Gráfico, cores de borda e preenchimento
• Preenchimento de padrão: hatchs e texturas

6. Páginas, Camadas e Grupos: Criando Folhas de Apresentação e de Projeto
• Objetos em camadas: em uma página ou em todas?
• Álbuns e Simbologia
• Templates e Modelos

7. Imprimir e Exportar (PDF, DXF, DWG e IMAGENS)
• Criação de Arquivos PDF
• Plotando e Imprimindo

Colaboração e introdução ao Mundo Maker através Sketchup: primeiros passos

8. Colaboração Essencial
• Introdução ao SketchUp Viewer (Plataforma Desktop e Mobile)
• Armazém 3D (3D Warehouse) – obtendo e compartilhando modelos
• Extension Warehouse - Principais plug in e extensões para aumentar a produtividade e modelagem avançada
• Interoperabilidade. Trabalhando com outros programas e plataformas
       I. Importando e Exportando arquivos Vetoriais (geometrias)
       II. Formatos Vetorias (DWG, DXF, SHP, OBJ, DAE e outros)
       III. Importando e Exportando arquivos Matriciais (imagens)
       IV. Formatos Raster (BMP, JPG, TIF e outros)

9. Mundo Maker e Fabricação Digital. Pequena Introdução.
• Preparando Arquivos para a Fabricação Digital
       I. Formatos STL para fabricação digital (impressora 3D e CNC)
• Preparando o arquivo para Corte a Laser (RDWorks / Corte a Laser
       I. Introdução ao RDWorks
       II. Preparação de arquivo para Corte a Laser
       III. Ajustando Potencia e Velocidade para Corte e Gravação
       IV. Ajustes e criação de arquivos RLD, RD

10. Vivência no Atelier Digital
• Conhecendo e utilizando as máquinas da fabricação digital in loco
       I. Corte a Laser
       II. Impressora 3D
       III. CNC

DOCENTES

Marcelo de Almeida Westermann
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. Especialista em Design e Tecnologia Digital para Produtos e Serviços pela FAAP. Mestrando do IPT em Habitação. Foi professor da FUPAM-USP e atua como professor na FAAP desde 1999 nos cursos de Arquitetura, Design e Engenharia.