exsl
MENU
Imagem da área

Sociedade dos Likes. Mecanismos de Consumo e Construção de Identidades na Era Digital

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 32 horas-aula

PERÍODO: 18 de fevereiro a 15 de abril/2019

DIAS DA SEMANA: Segunda-feira

HORÁRIO: 19h10 - 22h45

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$ 173,33
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$ 156,00

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.rp@faap.br                   

CAMPUS: Ribeirão Preto

OBJETIVO: 
Analisar, a partir de um diálogo entre Comunicação, Psicologia, Antropologia e Filosofia, o impacto das novas mídias na construção de identidades e perfis contemporâneos de consumo.

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes ou profissionais das áreas de comunicação, psicologia, filosofia, antropologia, administração, marketing, RH, relações públicas e público geral.

METODOLOGIA:
Abordagem teórica de literatura das áreas de Antropologia, Psicologia, Filosofia e Comunicação com exemplos práticos.

PROGRAMA

  • Compreender as especificidades do mundo contemporâneo
  • O sujeito narcísico e os transtornos do século
  • Construção de identidades na era da sociedade do espetáculo
  • Storytelling e “blogueirismo”
  • Semiótica e hermenêutica em análise e interpretação de discursos, propagandas e marcas
  • Questões de gênero e consumo
  • Etnicidade e representatividade no mundo digital

DOCENTES

Laís Galo Vanzella
Mestre em Psicologia na Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto- FFCLRP e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e pós- graduação em Jornalismo Cultural pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Possui em experiência nas áreas de: Comunicação, Línguas (Inglês e Espanhol) e História. Há nove anos pesquisa a Colômbia através da sua música e desde então, fez três inserções etnográficas no país. Em 2015 teve início a dissertação intitulada: A memória individual e coletiva colombiana na performance de um gênero musical: o vallenato.

Luana Baumann Lima
Mestranda em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão com o projeto: Islam inclusivo - Uma etnografia com muçulmanos queers em Paris (início em 2015), bolsista GM CNPq. Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com especialização em Ciências Humanas pelo Instituto Tecnológico de Monterrey. Pesquisadora em Gênero e Islam desde 2010, com especialização em Estudos Árabes pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III. Membro do grupo GRACIAS - Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes - da USP Ribeirão (desde 2011)

Isabel Muñoz Forero
Graduada em filosofia - Universidad del Rosario, Colombia (2011).  Mestre em psicologia e processos interculturais da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de filosofia, literatura, pesquisa em psicologia e processos interculturais. Membro ativo do Grupo de pesquisa em antropologia e contextos árabes (GRACIAS) da Universidade de São Paulo.