lvsia
MENU
Imagem da área

Startup: da ideia a ação

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 24 horas

PERÍODO: 24 de novembro a 08 de dezembro/2018

DIAS DA SEMANA: Sábados

HORÁRIO: 9h - 18h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$ 135,00
Aluno, Ex-Aluno Formado, Funcionário e Professor: 6 parcelas R$ 121,50

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sjc@faap.br 

CAMPUS: São Jose dos Campos

OBJETIVO:
Apoiar a formação de empreendedores e potenciais empreendedores na criação de uma startup, de forma que tomem decisões mais assertivas na geração e desenvolvimento de sua ideia por meio de ferramentas, auxiliando na consolidação de um produto ou serviço inovador e atrativo.

A QUEM SE DESTINA:
Empreendedores, potenciais empreendedores, profissionais em geram interessados no tema.

PRÉ-REQUISITO:
Ensino médio completo.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas e dialógicas, com atividades práticas para exercício dos conteúdos apresentados finalizando com a feira de negócios.

PROGRAMA

1ª aula - Introdução a Startup
histórico, principais conceitos, perfil do empreendedor, principais diferenças entre negócio tradicional versus startup, cases de sucesso e insucesso e revolução 4.0.

2ª. aula - Geração de ideias
Invenção versus inovação, tipos de inovação, processo de inovação, roteiro de entrevista e design thinking for innovation.

3ª. aula - Estruturação da ideia - Canvas
Modelagem de negócios e elementos da modelagem: segmento de clientes, proposição de valores, canais, formas de relacionamento, receita, recursos chave, atividades chave, parceiros estratégicos e custos.

4ª. aula - Estruturação do projeto de startupProject Canvas
Organização da ideia do negócio para a implementação tendo como referência os elementos de um projeto: justificativas, objetivos, benefícios, produto, requisitos, stakeholders, premissas, grupos de entrega, restrições, riscos, linha do tempo e custos. 

5ª. aula - Melhore e valide sua ideia -  Road coffee
Utilização do Road coffee como ferramenta de apresentação e validação de ideias.  Dinâmica para trocas de experiências baseadas em conversas e argumentos.

6ª. aula - Como vender seu negócio e captar recursos
Como elaborar um picth, tipo de investidores e formas de investimentos, startup valuation e rodada de negócios na prática.

7ª. aula - Gestão de pessoas e opções para montar sua startup
Formação de equipes autônomas, liderança, escolha o lugar ideal, opções de espaços físicos SOHO (small office/ home office), coworking, incubadoras.  

8ª. aula - Proteja seu negócio
Propriedade intelectual: marcas, patentes, direitos autorais. Processo de registro. Serviços nacionais e internacionais de proteção.

DOCENTES

Prof. Joana Ramos Ribeiro
Formada em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2008) e Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2015).
Experiência profissional em Supply Chain na empresa Alpargatas (Havaianas) e grupo Vivara (2008-2010). Pesquisadora no Observatório Tecnológico do IAE-DCTA (2011-2017). Consultora Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) na área de Observatório Tecnológico (2013). Atualmente, trabalha num projeto de BigData numa startup relacionada ao negócio PET. Sócia da microcervejaria Bugio localizada em Florianópolis
Ministras disciplinas na área de Supply Chain Management e Métodos Quantitativos em instituições do Ensino Superior, em cursos de Pós-Graduação e de extensão em EAD. Autora de livros e artigos na área de Prospecção Tecnológica e Inovação.

Profa. Sanmya Tarja
Graduada em Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (1991). Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional na UNIVAP/SP. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Pós Graduada em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informações (PUCMG - 1994), Gestão Empresarial (FGV/RJ - 1999) e Gestão de Serviços de Saúde (Senac/SP - 2007).
Ministra as disciplinas Novas Tecnologias na Pedagogia, Administração de Pequenas e Médias Empresas, Organização Sistemas e Métodos, Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Sistemas de Informações nos cursos de graduação de Rede de Computadores e Administração em instituições do Ensino Superior, em cursos de Pós-Graduação e de extensão em EAD.
É proprietária da Tajra Tecnologias, empresa de consultoria com atividades na área de tecnologia educacional e organização empresarial, na qual desenvolve projetos de Formação de Professores, Mudança Organizacional, Programas de Qualidade, Sistema ISO, Planejamento Estratégico, BSC e em outras áreas relacionadas a área empresarial.
É autora de vários livros na área de Tecnologia Educacional e de Gestão Empresarial, incluindo livros de Empreendedorismo, os quais são utilizados como referência bibliográfica em vários trabalhos de pós-graduação em todo o Brasil. Alguns livros são utilizados como indicação teórica em concursos públicos.