MENU
Imagem da área

Storytelling: Modos de Contar Histórias

Turma Confirmad

Não há vagas disponíveis para este curso.

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 88 horas-aula

PERÍODO: 26 de agosto a 25 de novembro/ 2017

DIAS DA SEMANA: Sábados

HORÁRIO: 9h –17h 10

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 6 parcelas de R$425,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 6 parcelas de R$382,50

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO:
Oferecer aos alunos um panorama das formas de narratividade na história e suas possibilidades de uso na comunicação moderna.

Dar o conhecimento das técnicas de construção da narrativa para aplicação do aluno no mercado de comunicação publicitário e institucional.

Apresentar as possibilidades de construção de identidade de marcar com o moderno conceito de “storytelling”.

Apresentar as técnicas de narrativa aplicadas à construção de biografia e autobiografia.

A QUEM SE DESTINA:
Comunicadores em geral, jornalistas, publicitários, roteiristas, gerentes de marketing. Pessoas interessadas em desenvolver projetos de escrita criativa.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, leituras de textos, exibição de fragmentos de filmes, exercícios de produção de narrativa.

PROGRAMA

1 - A estruturação da narrativa: a poética de Aristóteles
 2 - Mitologias: a alegoria
 3 - Novela: o drama
 4 - História em quadrinhos: o entre-quadros
 5 - Animação: as gags
 6 - Cinema: a montagem
 7 - Transmídia: a versatilidade
 8 - Arte contemporânea: a apropriação
 9 - Jornalismo: o real ao modo da ficção
 10 - Publicidade: o desejo de realidade
 11 - Exercício de produção de narrativas

DOCENTES

Profa. Edilamar Galvão
Graduada em Jornalismo (UNESP, 1993), mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC, 1999/2006), com especialização em Tecnologia Educacional (FAAP, 2004). Na FAAP, foi coordenadora do curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural na FAAP, é professora de Estética na Pós-Graduação em História da Arte, Fotografia e nos cursos de graduação em Comunicação. Como jornalista, foi repórter, apresentadora e diretora na TV Cultura do Amazonas (1994-95) e colaboradora do jornal Folha de S. Paulo (1997-99). É autora do livro de poemas DUVIDA DIVIDA DADIVA. Em 2009/2010 assinou uma coluna sobre cinema e filosofia para a Revista Beta, atuando também como crítica de Artes Visuais na Revista Bravo.

Prof. Martin Cézar Feijó
Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1979), FFLCH-USP, e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1999), ECA-USP. Professor na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FACOM-FAAP) desde 1988. Autor de dez livros, entre ensaios, ficção e ficção paradidática. Conselheiro editorial da Fundação Astrojildo Pereira em Brasília, DF. 

Prof. Flávio Porto
Graduado em Comunicação Social (USP), com especialização em Rádio e Televisão e mestrado em Letras (FFLCH-USP). No IDART - Departamento de Informação e Documentação Artísticas e, posteriormente, no Centro Cultural São Paulo, dedicou-se ao resgate da memória do rádio e da televisão no Brasil, eixo São Paulo/Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular do curso de Radio e Televisão da FAAP.

Prof. Thiago Costa
Jornalista, mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP) e especialista em Administração de Marketing (FAAP). Pesquisador e colecionador de quadrinhos é professor da Faculdade de Comunicação e Marketing, onde também coordena o curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação e o curso de extensão em Comunicação em Produção Executiva de Games. Trabalha com comunicação de marcas e conteúdo para internet desde 2000, atendendo empresas como Yamaha Musical do Brasil, Grupo Saint-Gobain (Placo, Saint-Gobain Glass e Verallia), CooperVision, Festo, entre outras.

Prof. Eliseu Lopes Filho
Graduado em Comunicação (FAAP, 1982) e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2006), atuando como diretor, montador, produtor de cinema. Na área audiovisual, tem grande experiência na área de animação, efeitos especiais, games e videografismo. É coordenador do Bacharelado em Animação da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP.

Prof. Rodrigo Arnaut
Engenheiro de Computação (USJT), pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica (ESPM), Mestre em Ciências (Poli-USP). Atua como líder de inovação no departamento de pesquisa e desenvolvimento da TV Globo. É professor na graduação em Rádio e Televisão e na pós-graduação Produção Executiva e Gestão de TV da FAAP. Tem 25 anos de experiência em gestão de negócios e tecnologias nas áreas de Internet (Startup de Agência Digital, Artelider), TI, Comunicação, P&D de projetos para TV.

Prof. Ronaldo Entler
Professor, pesquisador e crítico de Fotografia, formado em Jornalismo pela PUC-SP, mestre em Multimeios (IA-Unicamp, 1994), doutor em Artes (ECA-ISP, 2000), pós-doutor em Multimeios (IA-Unicamp, 2006). Atuou em diversos veículos de comunicação como fotojornalista e foi diretor artístico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (S. José dos Campos). É professor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, onde também coordena a área de Extensão e Pós-Graduação. Desde 2009, é editor do Icônica (www.iconica.com.br), site dedicado à crítica e à pesquisa da produção audiovisual.

Prof. Reinaldo Cardenuto
Cineasta, professor de Roteiro e de História do Cinema da FAAP. Graduado em jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (USP), doutor em Ciências pela ECA-USP. Durante 2003 e 2005, foi programador de cinema no Centro Cultural São Paulo e realizador de mostras no Centro Cultural Banco do Brasil. Entre 2005 e 2007, foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, coordenando um projeto para a recuperação de várias bibliotecas municipais de São Paulo. Como documentarista, dirigiu alguns filmes de curta-metragem, dentre eles “Improvise!” (2004), sobre coletivos audiovisuais na periferia paulistana, e “Entre Imagens (intervalos)”, realizado no ano de 2015, em parceria com Andre Fratti Costa, acerca da obra do artista plástico Antonio Benetazzo. Atualmente coordena um projeto de curadoria e de resgate desse artista, que foi assassinado pelo regime militar brasileiro em 1972. 

Prof. João Gabriel de Lima
Escritor, jornalista e crítico musical, redator-chefe da revista Época, pesquisador do campo do Jornalismo Literário. Autor dos romances O Burlador de Sevilha (Cia das Letras, 2000) – finalista do Prêmio Saramago (Portugal, 2002), publicado em Portugal e Espanha – e Carnaval (Objetiva, 2006). Foi diretor de redação da revista Bravo! da Editora Abril.  

Prof. Rafael Campello
Rafael Campello é Diretor de Criação na agência Africa. É recifense, viveu, estudou e trabalhou em Buenos Aires. Foi redator na Kepel&Mata Buenos Aires, Wieden+Kennedy São Paulo e AKQA. Ao longo da carreira, trabalhou para marcas como Mitsubishi, Heineken, Budweiser, Nike, Tim e chocolates Bis, entre outras.

Observação: É facultado à FAAP o cancelamento ou o adiamento do curso no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início, hipótese em que será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de dez dias úteis a contar da data em que o candidato informar, por escrito, os dados de conta corrente bancária para a restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultado também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.