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Visual Merchandising

SOBRE

CARGA HORÁRIA: 64 horas-aula

PERÍODO: 1º semestre de 2019

DIAS DA SEMANA: a definir

HORÁRIO: 19h10 – 22h45

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito - Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br       

CAMPUS: São Paulo – Sede

OBJETIVO: 
Introduzir o aluno, de forma concisa e correta, ao mercado de Visual Merchandising. Apresentar de forma objetiva e prática: fundamentos de Visual Merchandising, processo criativo, ferramentas, noção espacial e técnicas aplicadas ao ambiente do ponto de venda.
Capacitar o aluno a colher (ou expor) um briefing corretamente, iniciando o processo criativo de forma objetiva e com foco correto, passar por todos os processos necessários e, finalmente, planejar e entregar um projeto que faça sentido e atenda ao objetivo traçado.
Avaliação dos inscritos: definir algumas regras e fazer a seleção. Nenhum iniciante ou sem formação em design, moda ou arquitetura ou algo equivalente, além de profissional de VM atuante.

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes em arquitetura, design e moda, ou profissionais recém-formados das áreas de varejo, moda, marketing, arquitetura, publicidade e propaganda, comunicação, lojistas e profissionais ligados ao comércio, ao varejo, à museografia e à cenografia.

METODOLOGIA:
Expositiva: aulas com PowerPoint projetados para mostrar como fazer vitrinas, e o que acontece fora do Brasil;
Dialogada: análises de temas, campanhas, vitrinas e VM de várias lojas, para criar um olhar crítico nos alunos;
Prática: visitas na cidade a certas lojas e projetos reais a serem realizados como parte final das aulas.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS:
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrinas e Exposições - Arte e Técnica do Visual Merchandising. São Paulo: Ed. Érica, 2014.
DEMETRESCO, Sylvia. Tipologia e Estética do Visual Merchandising. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores, 2012.
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina: Construção de Encenações. São Paulo: Editora SENAC, 2007.

PROGRAMA

FUNDAMENTOS

  • História, ruas, lojas.
  • O que é visual merchandising?
  • O que faz um visual merchandiser?
  • A vitrina!
  • Tipos, temas, datas.

BRIEFING, ESTRATÉGIA, PROCESSO CRIATIVO E PROJETO

  • Briefing: organização.
  • Swot.
  • Organização, processo criativo e temas visuais.

TIPOLOGIAS E COMPOSIÇÃO VISUAL

  • Tipologias.
  • Partes integrantes da vitrina.
  • Visita ao Megapolo.
  • Ângulos de visão, cores, etiquetas, hierarquia do espaço comercial.
  • Linhas, formas, elementos decorativos.
  • Sinalização.

FERRAMENTAS E SUPORTES

  • Equipamentos: expositores, displays e mobiliário.
  • Introdução à iluminação.
  • A vitrina e a cidade.

EXPERIENCIA E TECNOLOGIA

  • Psicologia da cor e psicologia do consumidor.
  • Novas tecnologias aplicadas ao varejo.
  • Convergência de canais/mídias/internet.
  • Mundo virtual.
  • Tendências para o varejo.

DOCENTES

Sylvia Demetresco
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Professora de Visual Merchandising na École Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suíça, de 2003 a 2013; editora da revista internacional INSPIRATION, especializada em visual merchandising, na Suíça de 2002 a 2013. Professora na escola do luxo ISTEC, em Paris 2004 a 2013. Trabalhou como diretora de VM na empresa Relógios Rolex, por 30 anos, de 1972 a 2002. VM da Loja Natura em Paris de 2004 a 2010. Presta consultoria e dá aulas em várias escolas e empresas nacionais e internacionais.
Autora de 13 livros sobre vitrinas, entre outros:
VITRINA CONSTRUÇÃO DE ENCENAÇÕES, pela editora SENAC.
VITRINA entrevistas, pela editora SENAC.
VITRINAS DIÁLOGOS URBANOS, pela editora Anhembi.
PARIS CONFIDENCIAL. São Paulo, Editora Estação das Letras e Cores e Memória Visual, 2009.
TIPOLOGIA E ESTÉTICA DO VISUAL MERCHANDISING. Editora Estação das Letras e Cores e Memória Visual, São Paulo, 2012.
VITRINAS E EXPOSIÇÕES: ARTE E TÉCNICA DO VISUAL MERCHANDISING. Editora Érica, São Paulo, 2014.
VITRINAS: ARTE, HISTÓRIA E CONSUMO de São Paulo. Editora Via das Artes, São Paulo, 2014.
Curadora do evento internacional Imagens Urbanas de Visual Merchandising no Rio de Janeiro, 2009, 2010. Fundadora do IMB, Instituto Merchandising Brasil, 2010. SIEP _ I e II e III Seminário Internacional de Pesquisa: CONSUMO – Marca e Cidade, organizadora do evento com Kathia Castilho, na Universidade Anhembi Morumbi e PUC SP, São Paulo, abril 2011, 2012, 2013.
Comitê científico do CINM, Rio de Janeiro, 2013, 2014, Porto, 2015.

A FAAP reserva-se o direito de alterar o corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.